-
Tijolo no interior paulista: questões sobre o seu uso e a sua produção na primeira república||Brick in the interior of São Paulo: questions about its use and production in the first republic
- Voltar
Metadados
Descrição
A indústria cerâmica foi uma das primeiras a se desenvolver no estado de São Paulo, no final do século XIX e início do século XX. Por conta da relevância da temática da introdução do tijolo em fins daquele período para a história da construção civil brasileira, o presente artigo responde a alguns questionamentos ainda pouco explorados pela bibliografia existente. A partir disso, fez-se um levantamento em fontes primárias de edificações ferroviárias e olarias, no interior de São Paulo entre 1860 e 1920, e comparou-se com os dados presentes nas fontes primárias com a bibliografia existente. Nessa confrontação, verifica-se que não há um consenso entre os autores sobre o assunto e que alguns questionamentos não encontram respostas na bibliografia sobre o tema, sendo necessário um estudo mais avançado em arquivos da época para verificação. Consultando as fontes primárias, o que se pode concluir é que o café e a ferrovia foram os responsáveis pela expansão das olarias e do uso do tijolo a partir de meados do século XIX, ao contrário do que afirmam trabalhos já existentes, que atribuem esse feito aos trabalhadores imigrantes.||The ceramic industry was one of the first to develop in the state of São Paulo, in the late 19th and early 20th centuries. Due to the relevance of the theme about the introduction of the brick at the end of that period for the history of Brazilian civil construction, this article answers some underexplored questions by the existing bibliography. From this, a survey was carried out on primary sources of railway buildings and clay industries, in the countryside of São Paulo between 1860 and 1920, and those were compared with the data present in the primary sources with the existing bibliography. In this confrontation, we observe no consensus among the authors on the subject and that some questions do not find answers in the bibliography on the topic, requiring a more advanced study in archives of the time for verification. Consulting primary sources, what can be concluded is that coffee and the railroad were responsible for the expansion of the clay industry and the use of brick from the mid-19th century onwards, contrary to what existing works claim, which attribute this feat to immigrant workers..
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Spiller, Naiara Cristine | Lima, Julia Tirintan de | Oliveira, Eduardo Romero de
Data
9 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/196679 | 10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2024.196679
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Naiara Spiller, Julia Tirintan, Eduardo Romero de Oliveira | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
Fonte
PosFAUUSP; v. 31 n. 58 (2024); e196679 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 31 No. 58 (2024); e196679 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 31 Núm. 58 (2024); e196679 | 2317-2762 | 1518-9554
Assuntos
Brick | Clay industry | Railway stations | Tijolo | Olaria | Estações ferroviárias
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion