-
Tons do Sertão: disputas entre o sertanejo e MPB em redes sócio-técnicas||Tons do Sertão: Disputes between Brazilian Country and Popular Music in social-technical networks
- Voltar
Metadados
Descrição
O álbum de regravações de Tom Jobim, Tom do Sertão, lançado pela dupla Chitãozinho & Xororó, em 2015, reacendeu uma série de disputas envolvendo a música sertaneja. A saber: a aparente incompatibilidade entre tal gênero e a MPB, representada aqui pelo repertório jobiniano, e o conflito entre tradição e modernidade no âmbito do universo sertanejo. É nosso objetivo neste artigo fazer tal debate e desenvolver a hipótese de que as redes sócio-técnicas têm servido como mediadores fundamentais desses conflitos, configurando-se como espaços estratégicos de aproximação entre tais universos musicais, aparentemente opostos. Trabalhando com a premissa da virtualização das cenas musicais, coletamos e analisamos publicações em sites de redes sociais relacionadas ao lançamento do álbum, com ênfase na fanpage da dupla no Facebook. Concluímos que elas colocam o sertanejo em um lugar de aproximação respeitosa e não óbvia com a MPB, bem como de manutenção de ideais caipiras e novos ideais tecnológicos.Palavras-chave: sertanejo, MPB, tradição, modernidade, redes sócio-técnicas.||The album Tom do Sertão, a compilation of Tom Jobim’s covers, was launched in 2015 by the Brazilian country duo Chitãozinho & Xororó, has reawaken a series of disputes involving sertanejo music, namely: an apparent incompatibility between such genre and Brazilian Popular Music, here represented by Jobim’s repertoire, and the conflict between tradition and modernity in the sertanejo universe. It is our goal in this paper to present such debate and develop the hypothesis that social-technical networks have served as key mediators of such conflicts, configuring themselves as strategic spaces of approach between these music universes, apparently opposite to one another. Based on the premise of music scenes virtualization, we collected and analyzed publications in social network sites related to the album’s release, focusing on the duo’s fanpage on Facebook. We conclude that they put sertanejo in a place of respectful and not obvious link to MPB, as well as of country and technological ideals.Keywords: Brazilian Country Music, Brazilian Popular Music, tradition, modernity, social-technical networks.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Alonso, Gustavo | Polivanov, Beatriz | Waltenberg, Lucas
Data
2 de setembro de 2015
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.173.06 | 10.4013/fem.2015.173.06
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 17 n. 3 (2015): Setembro/Dezembro; 321-331 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion