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Traços da história do currículo a partir da análise de livros didáticos para a educação musical escolar
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Metadados
Descrição
O presente texto apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento cujoobjetivo principal é mapear traços da configuração curricular do conteúdo música nasdiferentes conformações disciplinares em que este foi trabalhado ao longo da históriada educação básica no país. Toma-se como fontes uma amostragem intencional delivros didáticos adotados nos diferentes espaços temporais delimitados pela legislaçãoreferente ao ensino de música nas escolas de educação básica brasileiras. Trabalhasecom a hipótese de que uma seleção e uma sistematização dos conhecimentosforam efetuadas pelos conservatórios e transpostas para o ambiente escolar, sendonaturalizadas ao longo do tempo como seleção e sistematização oficiais para o ensinode música. Os resultados têm fortalecido nossa hipótese inicial: os princípios da teoriamusical – principalmente relacionados à notação musical – têm se configurado comoo conhecimento legitimado para o trabalho escolar, de maneira análoga à seleçãodestinada à formação dos músicos nos conservatórios.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
FAPEMIG - PROBIC-JR
Autor
Pereira, Marcus Vinicius Medeiros; Universidade Federal de Juiz de Fora
Data
3 de abril de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 24, n. 37 (2016)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion