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Training for the teaching profession specialized in inclusive education: what educators say||Formação para a prática docente especializada na educação inclusiva: o que dizem os educadores
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Metadados
Descrição
This work is part of a research entitled continuing teacher education: collaborative action research in contexts of inclusive educational practices (2nd Stage / 2013/2016.), Funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). In this paper we explore one of the stages of the action research experience of process where it held a series of interviews with educators, seeking to better understand their needs and aspirations in the field of inclusive education. These educators are part of a center specialized educational services linked to municipal public schools. To realize our purpose in this paper we set the following question: What is the importance of specific training for specialized care in the context of inclusive education? As theoretical support consider the study Imbernon (2010), Nóvoa (2007; 2009) and Perrenoud (1997).For the data treatment we used the contributions of content analysis (BARDIN, 2011). There is a gap between the testimony offered by educators. On the one hand it is argued the need for specific training, including medical knowledge about the syndromes and difficulties, which according to educators allows for better educational performance. This training, in view of educators, is not offered, so the other side is a second statement in which specific training is conducted in the everyday to own relationships, or are themselves educators who will specialize from their searches and routine actions. Opens a field of analysis to carry out reflection on the place of specific training.||Este trabalho faz parte de uma pesquisa, intitulada Formação continuada de professores: a pesquisa-ação colaborativa em contextos de práticas educativas inclusivas/2ª. Fase, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste trabalho, exploramos uma das etapas do processo da pesquisa-ação, método que ampara a execução da pesquisa de um modo geral. Nesta etapa, já ao final da pesquisa, realizou-se um conjunto de entrevistas com educadores, procurando conhecer melhor suas aspirações e necessidades no campo da educação inclusiva. Estes educadores fazem parte de um Centro de Atendimento Educacional Especializado vinculado à rede pública municipal de ensino. Partimos da seguinte questão: Qual a importância da formação específica para atendimento especializado no âmbito da Educação inclusiva? Como apoio teórico, consideramos os estudos de Imbernón (2010), Nóvoa (2007; 2009) e Perrenoud (1997). Para o tratamento dos dados, recorreu-se às contribuições da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Observa-se um hiato entre os depoimentos oferecidos pelos educadores. De um lado, afirma-se a necessidade da formação específica, incluindo o conhecimento “médico” das síndromes e dificuldades, o que, segundo os educadores, permite uma melhor atuação pedagógica. Esta formação, na visão dos educadores, não é oferecida. De outro lado, encontra-se uma segunda afirmação em que as formações específicas se dão nas relações do próprio fazer cotidiano, ou seja, são os próprios educadores que vão se especializando a partir de suas buscas e ações rotineiras. Abre-se um campo de análise para proceder à reflexão sobre o lugar da formação específica.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Gilberto Ferreira da | Bortolotti, Amanda Selle | Scheffer, Natacha
Data
10 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4641 | 10.18316/recc.v23i1.4641
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista de Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 23 n. 1 (2018); p. 231-241 | 2236-6377
Assuntos
Teacher Education | Action Research | Inclusive Education | Basic Education. | Formação de Professores | Pesquisa-ação | Educação Inclusiva | Educação Básica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion