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Training tracks: mobilizing knowledge and teacher interactions beyond Brazil/Portugal||Trilhas formativas: mobilizando conhecimentos e interações docentes além Brasil/Portugal
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Metadados
Descrição
It is up to the University and the School, as institutions of initial and continued teacher training, to rethink the ways of teaching and learning, enhancing a movement of pedagogical innovation of the new generation, to understand and overcome local and global challenges and problems. In this sense, this study aims to bring reflections on the practice of maker culture, as a tool and pedagogy of the pedagogical innovation movement, contributing to the resolution of societal problems, in a sustainable perspective, as proposed by Education 5.0. The methodology used was bibliographic theory with narrative review (Rother, 2007), whose literature analysis is the authors' critical interpretation, based on their investigative and practical repertoires. The study allowed us to conclude that the maker culture and methodology, as an educational approach, can support the pedagogical change that is so sought towards a humanistic curriculum, aiming at creative, active, interactive, innovative, interdisciplinary, inclusive, equitable, sustainable learning and in the sense of skills, attitudes, and values.
||Este artigo delineia as experiências formativas resultantes de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC – CNPq/UNINOVE), incluindo projetos em andamento. É apresentado de forma concisa, as experiências com cada evento organizado pelo GRUPETeC, incluindo aqueles concebidos com a parceria da Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT), com o objetivo de destacar contribuições desses processos para a formação continuada de professores, bem como para a ampliação e fortalecimento de parcerias internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação que visam a formação continuada de professores em temáticas que versam sobre tecnologias digitais, robótica, pensamento computacional e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com foco em aprimorar práticas pedagógicas. O estudo evidencia a colaboração entre Brasil e Portugal, destacando o uso de recursos digitais e metodologias inovadoras. A discussão dos resultados demonstra participantes satisfeitos com as Trilhas Formativas, apontando, no entanto, desafios como a necessidade de mais apoio e estrutura para colocar o que foi abordado em prática em suas instituições de vínculo profissional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima | Silva, Fernanda Pereira da | Barnabé, João | Caeiro, Lara
Data
28 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27645 | 10.5585/50.2024.27645
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Fernanda Pereira da Silva, João Barnabé, Lara Caeiro | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 50 (2024): Número especial: Educação STEAM: Formação, percepções e práticas sob olhares de Brasil e Portugal; e27645 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
trilhas formativas | formação de professores | abordagem STEAM | tecnologias digitais | internacionalização | formative tracks | teacher training | STEAM approach | digital technologies | internationalization
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion