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Trajetória de vida antes e após o ingresso na universidade: história oral de estudantes internacionais
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Metadados
Descrição
International students generally experience several challenges when inserted into an educational model and country that are different from those of origin. The objective was to understand the life trajectory of international students before and after entering a Brazilian public university. Oral history constitutes the theoretical-methodological framework for collecting and interpreting data. 15 international students from a public university in southern Brazil participated, who had the ability to communicate in Portuguese. Data collection took place between January and March 2023, through semi-structured interviews, which were recorded, transcribed in full and analyzed according to Content Analysis, thematic modality. Three categories emerged: “Facing difficulties in the host country”; “Facilitating aspects for facing difficulties in the host country” and “Recognizing the past and thinking about the future”. It is hoped that the results of this study can support the development of local institutional policies that strengthen the reception and integration of international students, as well as foster broader discussions that allow university internationalization managers to recognize the life stories of international students and thus, in an empathetic way, develop strategies that allow creating a culture of longitudinal reception for this group of students in Brazilian universities.||Estudantes internacionais, geralmente, vivenciam enfrentamentos ao estarem inseridos em um modelo educacional e país distintos daqueles de origem. O objetivo desse estudo foi compreender a trajetória de vida de estudantes internacionais antes e após o ingresso em uma universidade pública brasileira. A história oral constitui o referencial teórico para a interpretação dos dados. Participaram 15 estudantes internacionais de uma universidade pública no sul do Brasil, que tinham habilidade de se comunicar em língua portuguesa. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e março de 2023, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo, modalidade temática. Emergiram três categorias: “Enfrentando dificuldades no país de acolhida”; “Aspectos facilitadores para o enfrentamento das dificuldades no país de acolhida” e “Reconhecendo o passado e pensando no futuro”. Espera-se que estes resultados possam subsidiar a elaboração de políticas institucionais locais que fortaleçam o acolhimento e a integração do estudante internacional, bem como fomentar discussões mais amplas que permitam gestores da internacionalização universitária reconhecer as histórias de vida dos estudantes internacionais e assim, de forma empática, desenvolver estratégias que permitam criar uma cultura de acolhimento longitudinal a esta parcela de estudantes nas universidades brasileiras.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fecchio , Carolina Amadeu | Costa, Sara Eleotério | Leão Rego , Renato | Cassandre , Márcio Pascoal | Sanguino , Gabriel Zanin | Barreto, Mayckel da Silva
Data
17 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32125 | 10.48075/educare.v19i48.32125
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Educere et Educare; v. 19 n. 48 (2024): Edição de Fluxo Contínuo 2024; 95-118 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Emigração e Imigração; Cooperação Internacional; Saúde do Estudante.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion