-
Trajetórias (não) percorridas nos Forrageios da Colmeia Led: Ensaio Introdutório do Dossiê
- Voltar
Metadados
Descrição
A (sub)área em Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica, educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Neste ensaio introdutório do dossiê apresentamos um breve histórico do LED, considerando as pesquisas desenvolvidas ao longo de duas décadas por pesquisadores a ele vinculados, além de uma breve apresentação dos textos que fazem parte deste dossiê.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cristovão, Vera Lúcia Lopes | Martins, Andérbio Márcio Silva | Pereira, Luísa Álvares
Data
2 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17760 | 10.30612/raido.v17i44.17760
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 8-32 | 1984-4018
Assuntos
Linguística Aplicada | Linguagem e Educação | interacionismo sociodiscursivo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | artículo revisado por pares | peer-reviewed article | artigo avaliado pelos pares