-
Transformações culturais e arte no currículo escolar: trajetos preambulares que concebem uma disciplina
- Voltar
Metadados
Descrição
The following article is an excerpt of my master’s degree dissertation, which main objective was to consider the presence of the concept of beauty in the school through a modern look. For this project, a selection and a re-arrangement of the data which arose from previous studies was done in order to give a bigger attention to the cultural transformations that change concepts, ways of doing and thinking about Art, and also teaching practices. Thus, it is necessary to revisit other historical periods and current information collected at schools in order to understand some aspects that surround the concept of art as well as Art as a school subject and, therefore, reflect on its current role in education. The research concludes that the subject Arts has autonomy to work with a specific knowledge in the classroom, and it has the potential to form individuals that are more emphatic, creative, discerning, and conscious of our times.||
||O presente artigo trata de um recorte de minha dissertação de mestrado que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior para dar uma atenção maior às transformações culturais que alteram conceitos, modos de fazer e pensar arte e, também, práticas de ensino. Para isso, faz-se necessário revisitar outros períodos históricos e informações atuais coletadas em escolas para compreender aspectos que circundam o conceito de arte e a arte como disciplina de currículo e, assim, refletir sobre seu atual papel na educação. A pesquisa conclui que a disciplina de arte tem autonomia para trabalhar com um conhecimento específico em sala de aula e tem o potencial de atuar na formação de sujeitos mais empáticos, criativos, críticos e conscientes do nosso tempo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Esmeris, Sabrina
Data
29 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/68193 | 10.14393/OUV-v20n1a2024-68193
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ouvirOUver | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ouvirOUver; v. 20 n. 1 (2024): Dossiê Devires Decoloniais: Resistências, Impasses, Estratégias | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
Arte, | arte no currículo escolar, | , disciplina de arte, | educação, | transformações culturais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion