Descrição
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias transmidiáticas utilizadas pelos produtores da telenovela Cheias de Charme, da Rede Globo, para atingir grande sucesso com o grupo musical ficcional As Empreguetes. Alcançando mais de 12 milhões de visualizações, o videoclipe Vida de Empreguete entra para a história da teledramaturgia como o produto que melhor utilizou as narrativas transmidiáticas. Além disso, possibilitando a participação, o compartilhamento dos conteúdos, a interação e a imersão do público durante o desenvolvimento da trama, a telenovela quebrou as barreiras entre o mundo real e ficcional. ||This article aims to analyze the strategies of transmedia storytelling used in the telenovela Cheias de Charme, from Rede Globo television, to achieve great success with the fictional musical group As Empreguetes. Reaching more than 12 million views, the video Vida de Empreguete made history in television as the product that has best used transmedia storytelling strategies. In addition, by enabling participation, sharing of content, interaction and immersion of the public during the development of the plot, the telenovela has broken the barriers between the real and fictional words.