Descrição
This article investigates the inclusion of transgender students in Basic Education schools in Lages, Santa Catarina. Using a qualitative and post-structuralist approach, the study involved interviews with four teachers. The findings reveal that despite some progress, transgender students still face challenges such as discrimination, disrespect from some teachers or staff, and a lack of emotional support. These obstacles directly impact their academic performance. The study emphasizes the urgent need for schools to establish policies and practices that are inclusive and respectful of gender diversity, thereby creating a safer and more welcoming educational environment for all.
Key words: Transexual Students, Inclusion, Basic Education.||Este artigo investiga a inclusão de estudantes transexuais em escolas de Educação Básica em Lages, Santa Catarina. Utilizando uma abordagem qualitativa e pós-estruturalista, o estudo envolveu entrevistas com quatro professores. Os resultados revelam que, apesar de alguns avanços, os estudantes transexuais ainda enfrentam desafios como discriminação, desrespeito por parte de alguns professores ou funcionários e falta de suporte emocional. Esses obstáculos afetam diretamente o desempenho acadêmico deles. O estudo ressalta a necessidade urgente de as escolas estabelecerem políticas e práticas inclusivas e respeitosas à diversidade de gênero, criando um ambiente educacional mais seguro e acolhedor para todos.
Palavras-chave: Estudantes Transexuais. Inclusão, Educação Básica.