Descrição
Introdução: Os desafios de mobilidade estão entre as principais atividades limitadas na paralisia cerebral (PC). O treinamento intensivo pode modificar a função motora e os padrões de atividade cerebral em crianças com PC, mas são escassos os protocolos focados na mobilidade que adotem as recomendações motoras atuais para favorecer a aprendizagem motora. Este estudo objetiva apresentar o protocolo de treino orientado a tarefa, direcionado a objetivos e com foco na mobilidade de crianças com PC (Treinamento Intensivo de Mobilidade [Mob-IT]), que visa descrever os mecanismos neurais e biomecânicos de mudanças após o Mob-IT, bem como a viabilidade e aceitabilidade do protocolo.
Materiais e métodos: Este estudo de sujeito único com múltiplas linhas de base recrutará 12 participantes com PC, no Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) I-III, com idades entre 7 e 16 anos. O Mob-IT será aplicado 3 vezes/semana, 2 horas/dia durante 4 semanas, com volume total de 24 horas. As alterações de mobilidade serão avaliadas por diversas escalas clínicas, além de marcha, estabilometria e atividade cerebral. A viabilidade e a fidelidade serão monitoradas.
Ética e Divulgação: Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética local. Mob-IT é uma intervenção inovadora com foco na mobilidade, em contraste com outros protocolos intensivos voltados para a função dos membros superiores. Irá avançar no conhecimento dos mecanismos neurais e biomecânicos associados às alterações na mobilidade, além de mostrar a sua viabilidade e eficácia preliminar.