-
Triangular Approach in dialogue with time: footsteps in the past, steps to the future||Abordagem Triangular em Diálogo com o Tempo: pegadas no passado, passos para o futuro
- Voltar
Metadados
Descrição
This text seeks to reflect on aspects of technoculture that mark the contemporary need to promote the development of critical awareness of a new state of the human mind: the digital mind. With the advent of digital technologies, other forms of communicational interactions were established succeeding to the digital culture, with peculiar practices and customs of cyberculture in the daily lives of the people that integrate the different discourses, as well as the interconnection between sound, image and text, that is, the advent of metalanguage. In this context of conceptual technology, that creates a new state of the human mind, the need for e-art/educational actions in favor of the development of the digital self-governing mind through cultural and cultural education. This perspective is anchored in a digital art/ education approach, the Digital Triangular System, whose system comes from the derivation of the Triangular Approach conceived and systematized by Ana Mae Barbosa.||Este texto busca refletir sobre aspectos da tecnocultura que balizam na contemporaneidade a necessidade da promoção do desenvolvimento da consciência crítica de um novo estado da mente humana: a mente digital. Com o advento das tecnologias digitais, estabeleceram-se,outras formas de interações comunicacionais ascendendo à cultura digital, com práticas e costumes peculiares da cibercultura no cotidiano das pessoas que integram os diferentes discursos bem como a interconexão entre som, imagem e texto, ou seja, o advento da metalinguagem. Coloca-se, neste âmbito da tecnologia conceitual, que estabelece um novo estado da mente humana, a necessidade de ações e-arte/educativas em prol do desenvolvimento da mente digital autogovernativa através da artecibercultural e seu ensino. Esta perspectiva se ancora numa abordagem arte/educativa digital intitulada Sistema Triangular Digital, cujo sistema advém da derivação da Abordagem Triangular concebida e sistematizada por Ana Mae Barbosa.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Cunha, Fernanda Pereira da
Data
31 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75190 | 10.22456/2357-9854.75190
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75190/43523 | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos e utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. | /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. | /*ref*/CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. | /*ref*/CUNHA, Fernanda Pereira da. E-arte/educação: educação digital crítica. São Paulo: Annablume, 2012. | /*ref*/CUNHA, Fernanda Pereira da. Técnica e tecnologia: a indústria ideológica massiva. São Paulo: Editora Annablume, 2012. | /*ref*/FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. | /*ref*/ORTEGA Y GASSET, José. Meditação da técnica. Tradução e Prólogo de Luís Wahington Vita. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano Limitada, 1963. | /*ref*/URRY, John. The complexity turn. Theory, Culture & Society. SAGE, London, Thousand Oaks and New Delhi, v. 22, n. 5, p. 1-14, 2005.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | 2357-9854
Assuntos
e-Art/Education. Critical digital mind. Metalanguage. Cyberspace. | Educação; Artes Visuais | e-Arte/Educação. Mente digital crítica. Metalinguagem. Ciberespaço.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion