-
Triangular Approach: reading images of different aesthetic and cultural codes||Abordagem Triangular: leitura de imagens de diferentes códigos estéticos e culturais
- Voltar
Metadados
Descrição
We start in this text, an understanding of the Triangular Approach as a theory of interpretation of the universe of arts and cultures visual affiliated to post-colonial theory. The text is organized in four articulated topics. In the first topic, we introduce the Triangular Approach as an open theory, non-linear, which invites the art/educator into the gesture of redesigning. The second topic, we argue about the affiliation of the Triangular Approach to the post-colonial theory, emphasizing that the aesthetic dimension interconnects to the cultural dimension and that both are political. In the third topic, we deal with a version of the history of the Triangular Approach, highlighting the changes driven by such a theory in the field of national art/education. Finally, in the fourth topic, by way of conclusion, we argue that the Triangular Approach caused a more specific twist in the arts and visual cultures and, in the broader field of national art/education, defending the decolonization, proposing the democratization of art, its teaching and its history as a right for everyone.||Partimos, neste texto, de uma compreensão da Abordagem Triangular como teoria de interpretação do universo das artes e culturas visuais filiada à teoria pós-colonialista. O texto está organizado em quatro tópicos articulados. No primeiro tópico, apresentamos a Abordagem Triangular como uma teoria aberta, não linear, que convida o arte/educador ao gesto de reelaborar. No segundo tópico, tratamos de argumentar sobre a filiação da Abordagem Triangular à teoria pós-colonial, ressaltando que a dimensão estética se interliga à dimensão cultural e que ambas são políticas. No terceiro tópico, tratamos de uma versão da história da Abordagem Triangular, pondo em destaque as transformações impulsionadas por tal teoria no campo da arte/educação nacional. Finalmente, no quarto tópico, à guisa de conclusão, argumentamos que a Abordagem Triangular provocou uma torção mais específica nas artes e culturas visuais e, também, no campo da arte/educação nacional, defendendo a descolonização e propondo a democratização da arte, seu ensino e sua história como direito de todos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Azevedo, Fernando Antônio Gonçalves de | Araújo, Clarissa Martins de
Data
25 de novembro de 2015
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/53833 | 10.22456/2357-9854.53833
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Revista GEARTE
Fonte
Revista GEARTE; Vol. 2 No. 3 (2015): Leitura de produções audiovisuais | Revista GEARTE; Vol. 2 Núm. 3 (2015): Leitura de produções audiovisuais | Revista GEARTE; v. 2 n. 3 (2015): Leitura de produções audiovisuais | 2357-9854
Assuntos
Abordagem Triangular. Dimensão Estética e Cultural. Teoria pós-colonial. / Triangular Approach. Aesthetic and Cultural dimension. Post-colonial theory.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion