Descrição
Some of the diff erent bars of the political and economic score writt en during the Brazilian 1990s democratization process were orchestrated by funk music. A cautious listening of songs of this musical genre, from Rio de Janeiro’s hills, might reveal the sensitivity of those who were marginalized by the neoliberal prescriptions the country adopted. Therefore, I aim at untanglinga fewthreads in the song “Rap das armas”, which was sung by diff erent voices and became the main production inthe funk genre. This analysis points out the feelings involved in the funk performances that wished to narrate private wars against poor neighborhoods in the city. Every beat clearly shows how this genre voices traumatic experiences of the late 20th century in Rio de Janeiro.
keywords: funk; neoliberalism; privatewars.||Dentre os diferentes compassos da partitura política e econômica composta durante o processo de redemocratização no Brasil na década de 1990, alguns deles foram rimados e ritmados pela música funk. Uma escuta cuidadosa das canções desse gênero musical, embalado nos morros cariocas, pode nos revelar as sensibilidades daqueles(as) que se encontravam à margem do receituário neoliberal adotado no país. Nesse sentido, proponho desenredar alguns fi os da canção “Rap das armas”, a qual circulou entre diferentes vozes da cena e se consagrou, então, como a principal produção do funk feito no Brasil. Perceberemos, a partir dessa análise, os sentimentos que envolveram as performances de funk preocupadas em narrar as guerras particulares das regiões empobrecidas do Rio de Janeiro. Fica explícito, a cada batida ouvida, como esse gênero vocaliza experiências traumáticas sofridas na última década do século XX naquela cidade. Palavras-chave: funk; neoliberalismo; guerras particulares.