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Two or one story of butterflies? Caio Fernando Abreu’s tale issues||Duas ou uma história de borboletas?: inquietações no conto de Caio Fernando Abreu
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Metadados
Descrição
From contemporary narrative and the space of comprehensive freedom between reader and text perspective, we aim to present a different interpretation of Uma História de Borboletas, by Caio Fernando Abreu (2001) short story. To carry it out vertically and consistently, we structured our constructs on the theoretical contributions of Monique Plaza (1990) and Wolfgang Iser (1979). The justification is given by the need to value the aesthetic and compositional complexity of Caio Fernando Abreu's short stories. The methodology has applied explanatory bibliographic research, with primary and secondary sources. Furthermore, we encompassed the short film História de borboletas (2012), directed by Marcos Brandão, to strengthen the analysis. As results and conclusions, based on contemporary literature as an eclectic art and the understanding of the fusion between narrator and character, we understand that the referred tale does not tell the story of two characters, but insinuates that of only one, which triggers a Double existence.||Sob a perspectiva da narrativa contemporânea e do espaço de liberdade compreensiva entre leitor e texto, objetivamos apresentar outra leitura do conto “Uma História de Borboletas”, de Caio Fernando Abreu (2001). Para realizá-la de modo verticalizado e consistente, fundamentamos nossos constructos em aportes teóricos de Monique Plaza (1990) e de Wolfgang Iser (1979). A justificativa é dada pela necessidade de valorização das obras da literatura brasileira, mas também pela complexidade estética e composicional de contos de Caio Fernando Abreu. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica explicativa, cujas fontes são primárias e secundárias. Além disso, ampliamos o corpus com o curta-metragem, História de borboletas (2012), de Marcos Brandão, para fortalecer a discussão. Dentre os resultados e conclusões obtidos, tomando como base a literatura contemporânea como arte eclética bem como a compreensão da fusão entre narrador e personagem, entendemos que o referido conto não relata a história de dois personagens, mas insinua a de apenas um, desencadeando na existência de um Duplo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Gleid Ângela dos Anjos | Santos, Dayse Rodrigues dos
Data
26 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/92736 | 10.5007/2175-7917.2024.e92736
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Gleid Ângela dos Anjos Costa, Dayse Rodrigues dos Santos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 29 (2024); 01-16 | Anuário de Literatura; v. 29 (2024); 01-16 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Estética da Recepção | Texto e leitor | Personagem de ficção | Loucura | Fictional character | Text and reader | Reception Aesthetics | Madness
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares