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Um estudo sobre percepção musical e crenças de autoeficácia no contexto de uma instituição de ensino superior paranaense
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Metadados
Descrição
O tema deste artigo aborda a motivação para aprendizagem no contexto da disciplinade “Percepção Musical”. Dentre as diversas teorias de motivação, escolhemosa Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como referencial teórico para estapesquisa, com ênfase em seu elemento central: as “Crenças de Autoeficácia”. Oobjetivo geral foi investigar as crenças de autoeficácia de alunos da disciplina dePercepção Musical de uma instituição de ensino superior do estado do Paraná, paraverificar o quanto os alunos sentiam-se confiantes (ou não) para realizar atividadesde percepção e para organizar seus estudos de percepção no cotidiano. O métodoadotado para alcançar o objetivo geral foi o estudo de levantamento, conduzidopor meio de uma escala elaborada conforme as orientações de Bandura paraconstrução de escalas de autoeficácia. Este autor indica três etapas: elaboração,validação e aplicação. A escala conteve 15 questões, subdivididas em cinco partesdenominadas de ‘subescalas’. Foi validada por procedimentos estatísticos eaplicada em uma população de 38 alunos. Os resultados indicaram: que o aumentodas crenças de autoeficácia era diretamente proporcional ao tempo de estudo demúsica; que as maiores crenças de autoeficácia estavam relacionadas às atividadesrítmicas, em detrimento das melódicas e harmônicas; que as menores crenças deautoeficácia estavam relacionadas ao gerenciamento do estudo fora do ambientede sala de aula. Estes resultados, relativos especificamente ao estudo desenvolvido,trazem implicações para a Educação Musical, pois fornecem algumas indicaçõessobre como as crenças de autoeficácia podem ser fortalecidas no contexto dasaulas de percepção musical. Tais indicações estão descritas no final do artigo.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
CNPq e Capes
Autor
Sobreira Gonçalves, Lílian; Cento Universitário Claretiano | Cardoso de Araujo, Rosane; Universidade Federal do Paraná
Data
8 de dezembro de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 22, n. 33 (2014)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion