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Um novo princípio educativo para o trabalho docente?
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Metadados
Descrição
O estudo parte do interesse em compreender as mudanças do trabalho docente após as reformas sociais e educacionais da década de 1990 no Brasil, considerando as dimensões da formação e da carreira como envoltas em uma mesma dinâmica. Quando consideramos as políticas para formação e carreira, identificamos um movimento contraditório: na esfera da formação, disposições que aparentemente afirmam um aumento do status social dos docentes; na esfera das relações de emprego, disposições que acenam para maior precarização das condições de trabalho. Este aparente paradoxo nos inquietou a discutir quais categorias explicam o movimento de mudanças sobre o trabalho docente, de forma que contemplem esta complexidade. Para desvendar esse problema, primeiro identificamos as principais categorias que a literatura tem utilizado para explicar as mudanças sobre o trabalho docente e depois interrogamos as mudanças sobre o trabalho docente à luz de uma explicação gramsciana sobre a questão do princípio educativo do trabalho. Partindo da identificação, em Gramsci, de que o capital se utilizou da combinação de força e persuasão para educar os trabalhadores, desenvolvemos a idéia de que a profissionalização e a precarização que atualmente vêm incidindo sobre o trabalho docente expressam um novo projeto pedagógico de disciplinamento, um novo princípio educativo para o trabalho docente. Consideramos que a profissionalização e a precarização do trabalho docente, que à primeira vista pareciam elementos isolados e excludentes, se expressam como aspectos contraditórios de um mesmo movimento de educação dos educadores para as mudanças ocorridas na sociedade desde o final do século XX.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Mirna Ribeiro Lima da
Data
11 de dezembro de 2020
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Práxis Educacional; v. 4 n. 4 (2008): Formação Docente; 69-82 | Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 4 (2008): Formação Docente; 69-82 | Práxis Educacional; Vol. 4 No. 4 (2008): Formação Docente; 69-82 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Princípio educativo do trabalho | Reformas educacionais | Trabalho docente
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion