-
Um papel a negociar: as mulheres na crítica de arte argentina (1981-2003)||A role to negotiate: women in Argentine art criticism (1981-2003) ||Un rol a negociar: las mujeres en la crítica de arte argentina (1981-2003)
- Voltar
Metadados
Descrição
O retorno da democracia trouxe mudanças profundas na forma como a atividade do crítico de arte foi definida e exercida na Argentina. Se nos anos 1980 o espaço da crítica aparecia como um espaço hermético e reduzido, dominado por uma geração envelhecida de críticos, um segundo estado desse espaço, na virada do século, mostrou uma ampliação de seus suportes e temas, uma diversificação de suas competências e dos perfis sociais associados à atividade. Uma das características mais marcantes desse segundo estágio é a maior presença de mulheres na crítica de arte.||The return of democracy in 1983 brought about profound changes in the way of defining and exercising the activity of art critic in Argentina. If in the eighties the space of art criticism is shown as an hermetic and reduced space, dominated by a generation of critics socially aged, a second state of this space, towards the turn of the century, shows a broadening of its supports and themes, a diversification of its competencies and the social profiles associated with the activity. One of the most salient characteristics of this second state is the greater presence of women in art criticism.||El retorno democrático en 1983 produjo cambios profundos en la manera de definir y ejercer la actividad de crítico de arte en Argentina. Si en los años ochenta el espacio de la crítica se muestra como un espacio hermético y reducido, dominado por una generación de críticos envejecida socialmente, un segundo estado de este espacio, hacia el cambio de siglo, muestra una ampliación de sus soportes y sus temas, una diversificación de sus competencias y los perfiles sociales asociados a la actividad. Una de las características más salientes de este segundo estado es la mayor presencia de mujeres en la crítica de arte.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dahn, María Inés
Data
28 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/225701 | 10.11606/2316901X.n87.2024.e10678
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 87 (2024); 1-20 | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 87 (2024); 1-20 | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 87 (2024); 1-20 | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 87 (2024); 1-20 | 2316-901X | 0020-3874
Assuntos
Art criticism | Democratic transition | Feminization | Crítica de arte | Transición democrática | Feminización | Crítica de arte | Transição democrática | Feminização
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion