-
Uma análise dos currículos português e brasileiro sob o olhar da educação histórica||Un análisis de los currículos portugués y brasileño desde la perspectiva de la educación ||An analysis of portuguese and brazilian curriculums from the perspective of history education
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artículo tiene como objetivo analizar dos documentos curriculares relacionados con la enseñanza de la Historia, los Aprendizajes Esenciales (AE) aprobados en 2018 en Portugal y las Habilidades de la Base de currículo nacional común (BNCC) aprobadas en 2017 en Brasil. Realizaremos un análisis cualitativo, utilizando la estrategia metodológica de análisis documental. En un primer momento contextualizaremos brevemente ambos documentos, verificando en qué contextos históricos fueron aprobados y cómo se explican los conceptos de aprendizaje histórico en ambas propuestas. Nuestro análisis forma parte del campo de la Educación Histórica, que en Portugal y Brasil se ha constituido como una propuesta de enseñanza de la historia que articula teoría y práctica en la perspectiva de la epistemología de la historia y que se ha posicionado como un campo de estudio para una enseñanza de la historia comprometida con el pluralismo democrático. En este sentido, el análisis se enfocará en identificar elementos claves del campo de la Educación Histórica en estos documentos curriculares, como el abordaje de conceptos metahistóricos, conceptos sustantivos y el tema de temas controvertidos. También establecimos un recorte de análisis en los planes de estudio de 9º grado en ambos países sobre los enfoques a los supuestos del aprendizaje histórico presentados por los documentos del plan de estudios.||Este artigo tem como objetivo analisar dois documentos curriculares ligados ao ensino de História, as Aprendizagens Essenciais (AE) aprovadas em 2018 em Portugal e as Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovadas em 2017, no Brasil. Realizaremos uma análise qualitativa, utilizando a estratégia metodológica da análise documental. Em um primeiro momento, faremos uma breve contextualização de ambos documentos, verificando em quais contextos históricos eles foram aprovados e como são explicitadas as concepções de aprendizagem histórica em ambas propostas. Nossa análise insere-se no campo da Educação histórica, que em Portugal e no Brasil tem se constituído como uma proposta de ensino de história que articula teoria e prática na perspectiva da epistemologia da história e que tem se colocado como um campo de estudo para um ensino de história comprometido com o pluralismo democrático. Nesse sentido, a análise terá como foco a identificação de elementos-chave do campo da Educação histórica nesses documentos curriculares, como a abordagem de conceitos meta-históricos, de conceitos substantivos e a questão dos temas controversos. Também estabelecemos um recorte de análise nos currículos do 9º ano em ambos países sobre as abordagens dos pressupostos da aprendizagem histórica apresentada pelos documentos curriculares.||This article aims to analyze two curricular documents related to the teaching of History, the Essential Learnings (AE) approved in 2018 in Portugal and the Common National Curriculum Base Skills (BNCC) approved in 2017 in Brazil. We will carry out a qualitative analysis, using the methodological strategy of document analysis. At first, we will briefly contextualize both documents, verifying in which historical contexts they were approved and how the concepts of historical learning in both proposals are explained. Our analysis is part of the field of History Education, which in Portugal and Brazil has been constituted as a proposal for teaching history that articulates theory and practice in the perspective of the epistemology of history and which has been positioned as a field of study for a history teaching committed to democratic pluralism. In this sense, the analysis will focus on identifying key elements of the field of History Education in these curricular documents, such as the approach to meta-historical concepts, substantive concepts and the issue of controversial themes. We also established an analysis cutout in the 9th grade curricula in both countries on the approaches to the assumptions of historical learning presented by the curriculum documents.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Thomson, Ana Beatriz Accorsi | Gago, Marília | Cainelli, Marlene Rosa
Data
16 de novembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11353 | 10.22481/praxisedu.v18i49.11353
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e11353 | Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e11353 | Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e11353 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
educação histórica | currículo | conceitos meta-históricos | educación histórica | currículum | conceptos metahistóricos | history education | curriculum | metahistorical concepts
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Text