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Uma avaliação da abordagem ascendente para a leitura cantada à primeira vista
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Metadados
Descrição
Este trabalho parte da premissa de que o conhecimento acumulado sobre alinguagem verbal pode oferecer subsídios para a compreensão dos mecanismossubjacentes à leitura musical, com um foco particular na leitura cantada à primeiravista. A partir dessa perspectiva, fundamentada por evidências de compartilhamentoentre processos e capacidades nos dois domínios, procura-se validar a adoção deestratégias ascendentes para a aprendizagem da leitura cantada. O argumentoprincipal é pautado na constatação de que a promoção de estratégias descendentesde alto nível pode ser excessiva do ponto de vista cognitivo, de maneira similar àaquisição de uma língua estrangeira nos estágios iniciais de aprendizagem. Frenteàs demandas inerentes do contexto, introduz-se o conceito de “fônica musical”como método de associação elementar entre sons e símbolos musicais. A lógicapara a sua aquisição, apresentada originalmente pelo Modus Novus de Lars Edlund,foi concebida para lidar com as complexidades da música do século XX, mas a suaampla aplicabilidade pode ser constatada em qualquer outro contexto musical.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
Capes
Autor
Goldemberg, Ricardo; Departamento de Música / Instituto de Artes / UNICAMP
Data
3 de julho de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 23, n. 34 (2015)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion