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Uma sequência didática sobre relações de gênero no ritmo do funk
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Metadados
Descrição
The text presents a Didactic Sequence (SD) to address gender issues in Elementary School I, through the appropriation of funk. In light of the theoretical contribution of interculturality, the proposal constituted the educational product of a master's thesis, defended within the scope of Teacher Training. SD was applied remotely due to the context of covid-19. The opportunized learning, which integrated action research (Thiollent, 2011) in the school space, started from the study of funk lyrics in order to problematize gender asymmetries. As it was considered an innovative pedagogical strategy capable of providing significant results, given the involvement of children, it is a viable suggestion for in-person, hybrid or remote formats.||El texto presenta una Secuencia Didáctica (SD) para abordar la problemática de género en la Educación Primaria I, a través de la apropiación del funk. A la luz del aporte teórico de la interculturalidad, la propuesta constituyó el producto educativo de una tesis de maestría, defendida en el ámbito de la Formación Docente. SD se aplicó de forma remota debido al contexto de covid-19. El aprendizaje oportunizado, que integró la investigación-acción (Thiollent, 2011) en el espacio escolar, partió del estudio de las letras funk para problematizar las asimetrías de género. Al considerarse una estrategia pedagógica innovadora capaz de brindar resultados significativos, dada la involucración de los niños, es una sugerencia viable para formatos presenciales, híbridos o remotos.||O texto apresenta uma Sequência Didática (SD) para abordagem das questões de gênero no Ensino Fundamental I, através da apropriação do funk. À luz do aporte teórico da interculturalidade, a proposta constituiu o produto educacional de uma dissertação de mestrado, defendida no âmbito da Formação de Professores. A SD foi aplicada remotamente devido ao contexto da covid-19. A aprendizagem oportunizada, que integrou uma pesquisa-ação (Thiollent, 2011) no espaço escolar, partiu do estudo das letras de funk a fim de problematizar as assimetrias de gênero. Como foi considerada uma estratégia pedagógica inovadora e capaz de propiciar resultados significativos, dado o envolvimento das crianças, trata-se de uma sugestão viável para os formatos presencial, híbrido ou remoto.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Araújo Nascimento, Robéria Nádia | Oliveira do Nascimento, Thatiane
Data
20 de outubro de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Thatiane Oliveira do Nascimento, Robéria Nádia Araújo Nascimento | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Gênero; v. 24 n. 2 (2024): REVISTA GÊNERO | 2316-1108 | 1517-9699 | 10.22409/rg.v24i2
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion