-
Unbiased journalism on sale: the steady decline of “catch-all” news media||Noticiero “objetivo” en liquidación: la decadencia del patrón “catch-all” en los medios comerciales||Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents the hypothesis that Brazilian journalism represents a singular version of a global trend towards steady decline of catch-all news media due to political communication phenomena that have been changing information markets around the world. Among these phenomena, we outline the increasing entertainment offer, the customized media consumption, so as high political polarization. We sustain this has contributed to deteriorating the political center and, as a result, partisan news media find increasing economical feasibility due to a strong demand for biased news media content. Such a process has been well documented in the United States, precisely the most prominent representative of independent and objective journalism (the “catch-all” news media).||Este artículo fundamenta la hipótesis de que el periodismo brasileño demuestra una forma particular de una tendencia global de pérdida de centralidad del patrón catch-all de periodismo debido a fenómenos de la comunicación política que viene transformando el mercado de la información. Entre estos fenómenos, se destacan el aumento de la oferta de entretenimiento, del consumo personalizado de los medios, así como de la polarización política. Sostenemos que esto ha contribuido a la erosión del centro político ya una mayor dependencia de los medios comerciales en relación a las demandas por contenido noticioso ideológicamente sesgado. Como resultado, se observa una creciente viabilidad mercadológica del modelo de periodismo de abogados (fuera, por lo tanto, del patrón "catch-all"), algo ya ampliamente documentado en el centro de referencia de tal patrón, es decir, los Estados Unidos (EE.UU.).||Esse artigo fundamenta a hipótese de que o jornalismo brasileiro demonstra uma forma particular de uma tendência global de crescente perda de centralidade do padrão catch-all de jornalismo devido a fenômenos da comunicação política que vem transformando o mercado da informação. Dentre estes fenômenos, destacam-se o aumento da oferta de entretenimento, do consumo personalizado de mídia, assim como da polarização política. Sustentamos que isso tem contribuído para a erosão do centro político e para uma maior dependência da mídia comercial em relação às demandas por conteúdo noticioso ideologicamente enviesado. Como resultado, observa-se uma crescente viabilidade mercadológica do modelo de jornalismo advocatício (fora, portanto, do padrão “catch-all”), algo já amplamente documentado no centro de referência de tal padrão, isto é, os Estados Unidos (EUA).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lycarião, Diógenes | Magalhães, Eleonora | Albuquerque, Afonso
Data
7 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/28384 | 10.15448/1980-3729.2018.2.28384
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista FAMECOS
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 25 No. 2 (2018); ID28384 | Revista FAMECOS; Vol. 25 Núm. 2 (2018); ID28384 | Revista FAMECOS; v. 25 n. 2 (2018); ID28384 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2018.2
Assuntos
Political Parallelism | Political Polarization | Media Markets | Political Communication | Paralelismo político | Polarización Política | Mercado de Medios | Comunicación política | Paralelismo político | Polarização Política | Mercado de Mídia | Comunicação Política
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion