-
Understanding economics: economic and financial education in child hood from a constructivist perspective||Comprender la economía: Educación económica y financiera en la infancia desde una perspectiva constructivista ||Entendendo a economia: educação econômico-financeira na infância sob uma perspectiva construtivista
- Voltar
Metadados
Descrição
Globalization and structuralchanges at theeconomic, social and politicallevelshavemodifiedtherelationaldynamics in society and havegiven a leading role to consumption (BAUMANN, 2007), a situationthattranscendsallages.A particularlyrelevantsegmentisthechildren, who faces thedemands of the social environment and experiencestheconstructionidentity in anenvironment of highcommodification.Thisarticledealswiththedescription and analysis of levels of economiccompressionfromchildhood and theactors and processesthatshapestheeconomicsocialization, defined as a process of learningpatterns of interactionwiththeeconomicworld (DENEGRI et al., 2004). Basedon a Piagetianconstructivist approach, a model of economic and financialeducationisproposedthatarticulate eswiththerequirements of citizeneducation. Itconcludeswithreflectionsontheimportance of economic and financialeducationforthedevelopment of a critically and economicallyempoweredcitizenshipfromchildhood.||La globalización y los cambios estructurales a nivel económico, social y político han modificado las dinámicas relacionales en la sociedad y han otorgado un papel protagónico al consumo (BAUMANN, 2007), situación transversal a todas las edades. Un segmento especialmente relevante son los niños, quienes enfrentan las demandas del medio social y vivencian la construcción de su identidad en un entorno de alta mercantilización. En este artículo se aborda la descripción y análisis de los niveles de compresión económica desde la infancia y los actores y procesos que configuran la socialización económica, definida como un proceso de aprendizaje de pautas de interacción con el mundo económico (DENEGRI et al., 2004). A partir de un enfoque constructivista piagetiano, se propone un modelo de educación económica y financiera que se articula con los requerimientos de la formación ciudadana. Se concluye con reflexiones en torno a la importancia de la educación económica y financiera para el desarrollo de una ciudadanía crítica y económicamente empoderada desde la infancia.||A globalização e as mudanças estruturais nos níveis econômico, social e político modificaram a dinâmica relacional da sociedade e deram um papel de liderança ao consumo (BAUMANN, 2007), uma situação transversal em todas as idades. Um segmento particularmente relevante são as crianças, que enfrentam as demandas do ambiente social e experimentam a construção de sua identidade em um ambiente de alta comercialização. Este artigo discute a descrição e análise dos níveis de compressão econômica desde a infância e os atores e processos que moldam a socialização econômica, definidos como um processo de aprendizagem de padrões de interação com o mundo econômico (DENEGRI et al., 2004 ) Com base na abordagem construtivista piagetiana, propõe-se um modelo de educação econômico-financeira que se articule com os requisitos do treinamento para a cidadania. Conclui com reflexões sobre a importância da educação econômico-financeira para o desenvolvimento de uma cidadania crítica e economicamente empoderada desde a infância.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Coria, Marianela Denegri | Aravena, Jocelyne Sepúlveda | Layera, Francisca Silva
Data
7 de março de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41360 | 10.14393/ER-v25n1a2018-03
Idioma
Relação
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41360/21867 | 10.14393/ER-v25n1a2018-03
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 57-81 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 57-81 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 57-81 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Educação econômica e financeira | Socialização econômica | Infância e juventude | Cidadania | Economic and financial education | Economic socialization | Childhood and youth | Citizenship | Educación económica y financiera | Socialización económica | Niñez y juventud | Ciudadanía
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion