-
University governance and the process of inclusion of teachers college with physical disabilities, visual or hearing||Governança universitária e o processo de inclusão de professores universitários com deficiência física, visual ou auditiva
- Voltar
Metadados
Descrição
The text we present was based on a research carried out in the Postgraduate Program in Rehabilitation and Inclusion of the Methodist University Center - IPA, which studied the perception of teachers with physical, visual o auditory deficiency on their inclusion process in the Academy. The study was carried out at the Methodist University Center of Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul. All the subjects of the research were made up of two physically disabled, one visually impaired and one hearing impaired, who work as university professors in this institution. As a a qualitative study, a semi-structured interview was conducted. The result of the study is presented in the form of an orientation guide. Among the conclusions of the research, we highlight the necessary attention of institutions and teachers to the possibility that, even if they are included, teachers with disabilities feel partially included. The study is aligned in the context of the metamorphic conditions through which educational institutions pass in contemporary times. Thus, this article, based on the text of the master's dissertation that the research resulted, intends to add to the discussions that currently take place on the subject of university governance and people management.||O texto que apresentamos foi construído tendo por base uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista – IPA, que estudou a percepção de professores com deficiência física, visual ou auditiva sobre o seu processo de inclusão na Academia. O conjunto dos sujeitos da pesquisa foi constituído por dois deficientes físicos, um deficiente visual e um deficiente auditivo, que trabalham como professores universitários nessa instituição. Tratando-se de um estudo qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada. O resultado do estudo está apresentado no formato de um guia de orientação. Dentre as conclusões da pesquisa, destaca-se a necessária atenção de instituições e professores para a possibilidade de, mesmo sabendo-se inseridos, os professores com deficiência sentirem-se parcialmente incluídos. O estudo se alinha no contexto das condições metamórficas pelas quais passam as instituições de ensino na contemporaneidade. Assim, o presente artigo, elaborado em função do texto da dissertação de mestrado que a pesquisa resultou, pretende somar-se às discussões que atualmente se realizam na temática da governança universitária e gestão de pessoas.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Souza, Mariana Pinkoski | Timm, Edgar Zanini | Garin, Norberto da Cunha
Data
20 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/2236-6377.16.34 | 10.18316/2236-6377.16.34
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 21 n. 2 (2016); p. 103-124 | 2236-6377
Assuntos
University Governance | People Management | Teacher College | Physical Disability | Visual or Hearing | Inclusion. | Governança Universitária | Gestão de Pessoas | Professor Universitário | Deficiência Física | Visual ou Auditiva | Inclusão.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion