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University teaching: training or improvisation?||Docência universitária: formação ou improvisação?
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Metadados
Descrição
This paper focuses on the theme of the training of higher education professors. The action research was conducted by means of a partnership between the Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Catholic University of Paraná), Brazil and the Universidade de Lisboa (University of Lisbon), Portugal, through an experience of the research group “Educational Paradigms in Teacher Education”, a project developed in the Seminar for the Advancement of the Pedagogical Theory and Practice in Teacher Education. The action research has had the involvement of four PhD students, one of them from Universidade de Lisboa, coordinated by two scholars, along fifteen meetings, which allowed for recording of the process of higher education professional training. It aimed at the pedagogical training of teachers through a methodology that met the paradigm of complexity, with activities that were based on the production of knowledge. We developed a process that extended the research field because it was conducted through meetings attended by all the persons involved in the research and, concomit antly, these researchers used a virtual environment (Eureka), which made their continuous contact possible. This research process, throughout the sessions, proved to be a collaborative space for learning about teaching and for sharing the knowledge that was produced, contributing to a conscious and responsible training of those involved, such as researchers and teachers in higher education.|| Este artigo tem como foco temático a formação pedagógica do professor universitário. A pesquisa-ação foi realizada numa parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade de Lisboa-Portugal, por meio de uma vivência do grupo de pesquisa “Paradigmas Educacionais na Formação de Professores”, num projeto desenvolvido no Seminário de Aprofundamento de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. A pesquisa-ação contou com o envolvimento de quatro doutorandas, uma delas da Universidade de Lisboa, coor-denadas por duas doutoras/pesquisadoras. A pesquisa envolveu 15 encontros e permitiu registrar o processo de formação para a docência universitária. Ela desenvolveu-se em um processo que ampliou o campo de pesquisa porque foi realizado por meio de encontros presenciais e, concomitantemente, foi utilizado um ambiente virtual (Eureka) que possibilitou o contato contínuo dos pesquisadores. Objetivou-se a formação pedagógica de professores por meio de uma metodologia que atendesse ao paradigma da complexidade, com atividades baseadas na produção do conhecimento. Para tal, tomou-se como base as atividades realizadas por doutorandas, no âmbito stricto sensu, nível de doutorado, na área de Educação. Esta pesquisa, ao longo dos encontros, mostrou-se como um espaço colaborativo de aprendizagem da docência e de compar-tilhamento da produção do conhecimento, contribuindo para a formação pedagógica consciente e responsável dos envolvidos como pesquisadores e professores na Educação Superior. Palavras-chave: paradigmas, formação dos professores, prática pedagógica.
ISSN
1984-6444
Periódico
Autor
Behrens, Marilda Aparecida
Data
26 de outubro de 2011
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2976 | 10.5902/198464442976
Idioma
Fonte
Educação (UFSM); educação, v. 36, n. 3, set./dez. 2011; 441-453 | 1984-6444
Assuntos
Paradigms; teacher training; pedagogical practice
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion