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Urucungo, Batuque and Amazonia: a comparison between the poetry of Bruno de Menezes and Raul Bopp||Urucungo, Batuque e Amazônia: um cotejo entre as poesias de Bruno de Menezes e Raul Bopp
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Metadados
Descrição
Bruno Menezes (1893 – 1963) and Raul Bopp (1898 – 1984) wrote and published modernist poetry on the same epoch, with thematic as the brazilian nature and black influence on historical and cultural country construction. Thus, the present article dedicate itself to do a collation between the poetries on the books Urucungo (1932): Urucungo, Mãe-Preta, Diamba, Negro and Caratateua; and Batuque (1931): Pai João, Mãe Preta, Liamba, Gente da Estiva and Igreja de Arrabalde. The objective was reflect about the similarities, as well as detach the differences and singularities of literary works. Proved that the texts has in common the fact of trace blackness characters on each poem, as well as the Africa chronological trajectory before the capture for enslavement, during the transportation by ships, life as slavers in Brazil and the descendant they received as heritage cultural manifestations filled with syncretism. Also, has in common the sonority and musicality well marked, use of themed groups’ dialect proper words. Indications that the two authors accomplished profound research about the chosen thematic universe. ||Bruno de Menezes (1893 – 1963) e Raul Bopp (1898 – 1984) escreveram e publicaram poesias de cunho modernista na mesma época, com temáticas como a natureza brasileira e a influência do negro na construção histórica e cultural do país. Deste modo, o presente artigo se dedica a fazer um cotejo entre as poesias contidas nos livros Urucungo (1932): Urucungo, Mãe-Preta, Diamba, Negro e Caratateua; e Batuque (1931): Pai João, Mãe Preta, Liamba, Gente da Estiva e Igreja de Arrabalde. O objetivo foi refletir sobre as semelhanças, bem como destacar as diferenças e singularidades das obras literárias. Comprovou-se que os textos possuem em comum o fato de registrar personagens da negritude em cada poema, bem como a trajetória cronológica da África antes da captura para escravização, durante o transporte feito através de navios, a vida como escravos no Brasil e a descendência que recebeu como herança manifestações culturais cheias de sincretismo. Também possuem em comum a sonoridade e musicalidade bem marcadas, o uso de palavras próprias de dialetos dos grupos tematizados. Indícios de que os dois autores realizaram pesquisas profundas sobre o universo temático escolhido.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Freitas dos Santos, Joice | Trusen, Sylvia Maria
Data
11 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/94749 | 10.5007/2176-8552.2023.e94749
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 outra travessia
Fonte
outra travessia; v. 2 n. 36 (2023): Modernismo brasileiro 100+1: crítica, heranças, perspectivas (vol.2); 207-239 | 2176-8552 | 1807-5002
Assuntos
Literatura comparada | Raul Bopp | Bruno de Menezes | Literatura comparada | Raul Bopp | Bruno de Menezes | Comparative literature | Raul Bopp | Bruno de Menezes
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion