-
USE OF ELECTRICAL CIRCUIT SIMULATORS IN PHYSICS EDUCATION WITH ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES||USO DE SIMULADORES DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO DE FÍSICA COM METODOLOGIAS ATIVAS
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper explores the application of virtual simulators in the teaching of electrical circuits, focusing on using active methodologies to promote more effective and engaging learning. The theoretical framework covers the importance of information and communication technologies (ICTs) in education, highlighting the evolution of pedagogical practices and the impact of tools such as Tinkercad and PhET Colorado. The proposal includes the integration of virtual simulators in physics classes, aiming to enhance the understanding of electricity and magnetism concepts through practical and investigative activities. The research is based on a critical analysis of active methodologies and their applications, with a special focus on the flipped classroom methodology and the use of simulators as support for remote teaching. This study seeks to contribute to developing innovative and effective pedagogical practices in teaching electrical circuits.||Este trabalho explora a aplicação de simuladores virtuais no ensino de circuitos elétricos, com foco na utilização de metodologias ativas para promover uma aprendizagem mais efetiva e engajadora. O referencial teórico abrange a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação, destacando a evolução das práticas pedagógicas e o impacto de ferramentas como Tinkercad e PhET Colorado. A proposta inclui a integração de simuladores virtuais nas aulas de Física, visando melhorar a compreensão dos conceitos de eletricidade e magnetismo através de atividades práticas e investigativas. A pesquisa é fundamentada em uma análise crítica das metodologias ativas e suas aplicações, com um enfoque especial na metodologia de sala de aula invertida e no uso de simuladores como suporte ao ensino remoto. Este estudo busca contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes no ensino de circuitos elétricos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nogueira, Cássio da Cruz | Almeida, Sávio Izidoro Sousa | Malcher, Luciane Vieira
Data
9 de outubro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/12000 | 10.18316/rcd.v16i44.12000
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Cássio da Cruz Nogueira, Sávio Izidoro Sousa Almeida, Luciane Vieira Malcher | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 44 (2024); 18-43 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 44 (2024); 18-43 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 44 (2024); 18-43 | 2237-8049 | 10.18316/rcd.v16i44
Assuntos
Virtual Simulators | Electrical Circuit Teaching | Active Methodologies | Active Learning | Information and Communication Technologies (ICTs) | Simuladores Virtuais | Ensino de Circuitos Elétricos | Metodologias Ativas | Aprendizagem Ativa | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion