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Uses of text in a literacy class: Contributions of an ethnographic study to understand reading practices||Usos do texto numa turma de alfabetização : contribuições de um estudo etnográfico para a compreensão das práticas de leitura
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Metadados
Descrição
Este artigo discute a leitura numa turma de 2º ano de uma escola pública analisando dois eventos de alfabetização: um observado numa aula de Língua Portuguesa e outro numa aula de Ciências Humanas e da Natureza. A perspectiva teórico-metodológica busca uma convergência entre “certa compreensão ético-crítico-política da educação” elaborada por Paulo Freire e uma perspectiva antropológica da escrita, com base nos Novos Estudos do Letramento (NEL), além de se assentar numa concepção de linguagem da Teoria da Enunciação de Bakhtin e seu Círculo. Na produção dos dados foram mobilizados diferentes instrumentos, tais como a observação participante, com notas em caderno de campo e entrevistas. As análises dos eventos indicaram que na aula de português, o texto era tratado superficialmente, por meio da leitura silenciosa e interpretação escrita individual, com ênfase na decifração, distanciando-se da produção de sentidos; nas aulas de Ciências Humanas e da Natureza foi possível observar uma perspectiva mais dialógica, com leitura coletiva e discussão de ideias. Nós argumentamos que o trabalho com os textos e a leitura no processo de alfabetização, sobretudo nas aulas de língua materna, pode ser mais fecundo quando se presta ao diálogo e à construção e ampliação de sentidos pelas crianças.||This article discusses reading in a 2nd-grade class at a Brazilian public school, analyzing two literacy events: one observed in a Portuguese’class and another one in a Human and Nature Sciences class. The theoretical-methodological perspective seeks convergence between “a certain ethical-critical-political understanding of education” developed by Paulo Freire and an anthropological perspective of writing, based on the New Literacy Studies (NLS), besides the Bakhtin’s Theory of Enunciation and his Circle. Different instruments to data collection were mobilized, such as participant observation, field notebooks, classroom audiovisual records, and interviews. The event analysis indicated that in Portuguese classes, the text was treated superficially, through silent reading and individual written interpretation, emphasizing deciphering, distancing from the production of meanings; in the Humanities and Nature Sciences classes, it was possible to observe a more dialogical perspective, with collective reading and discussion of the text ideas. We argue that working with texts and reading in the literacy process, especially in literacy classes, can be more fruitful when it is based on the dialogue and the construction and expansion of meanings by children.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Ana Caroline de | Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes
Data
30 de setembro de 2022
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16375 | 10.30612/raido.v16i40.16375
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 RAIDO
Fonte
Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 45-71 | 1984-4018
Assuntos
literacy | reading | classroom | etnography | literacy events | alfabetização | leitura | sala de aula | etnografia | eventos de alfabetização
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion