-
Utilização didático-pedagógica da lousa digital interativa: capacitando professores do ensino fundamental||Didactic and pedagogical use of digital interactive whiteboard: training primary education teachers
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2015.15861The use of digital technologies in elementary schools opens new teaching-learning opportunities and can contribute to the transformation of the educational process. Dynamic, interactive and shared environments, enabled by interactive technologies, allow the implementation of innovative educational practices, contributing to the formation of young people better prepared for the professional world and social life. This paper presents the development of a pilot project that aimed at training elementary school teachers for the didactic and pedagogical use of the digital interactive whiteboard. Through guided practice in a collaborative learning environment it was possible to train teachers from state education school in São João del-Rei/MG for the didactic and pedagogical use of the equipment. In addition to training teachers, the school was also contemplated with a digital interactive whiteboard and additional devices for continuous use with their students. The results obtained through the analysis of satisfaction and self-assessment of teachers demonstrate that the proposed workshops were suitable for their learning. At the end of the project, 35 teachers were trained in the use of the digital interactive whiteboard, showing the interest in new technologies for use in classroom.||DOI: 10.12957/interag.2015.15861O uso de tecnologias digitais nas escolas de ensino básico abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem e pode contribuir na transformação do processo educativo. Ambientes de aprendizagem dinâmicos, interativos e compartilhados, viabilizados por tecnologias interativas permitem implementar práticas educativas inovadoras, contribuindo para a formação de jovens mais bem preparados para o mundo do trabalho e para a vida social. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de um projeto piloto- visando à capacitação de professores do ensino fundamental para o uso didático-pedagógico da lousa digital interativa. Por meio de práticas orientadas num ambiente de aprendizagem colaborativa foi possível capacitar professores de uma escola municipal de ensino do município de São João del-Rei/MG na utilização didático-pedagógica do equipamento. Além da capacitação dos professores, por meio deste projeto de extensão a escola também foi contemplada com uma lousa digital e dispositivos complementares para uso contínuo com seus alunos. Os resultados obtidos através da análise de satisfação e autoavaliação dos professores demonstram a adequação das oficinas propostas ao aprendizado dos participantes. Ao final do projeto, 35 professores foram capacitados no uso da lousa digital interativa, demonstrando o interesse por novas tecnologias para uso em sala de aula.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Souza, Fernanda Sumika Hojo | Guidoni, Daniel Ludovico
Data
2 de março de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15861 | 10.12957/interag.2015.15861
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 20 (2015): Janeiro-Dezembro; 100-115 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Tecnologias digitais | Lousa digital interativa | Capacitação de professores. | Digital technologies | Interactive whiteboard | Teacher training.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion