-
Viagem a um Real Desfamiliarizado: Performatividade da Tecnologia na Cena Contemporânea
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente trabalho pretende refletir sobre alguns dos temas desenvolvidos em pesquisa de mestrado que procura investigar e descrever os impactos das tecnologias digitais sobre as formas de ação na cena contemporânea. Neste texto, fazemos um recorte que busca elucidar como a tecnologia passa a apresentar uma “performatividade” em cena, noção que nos foi inspirada pela Profa. Josette Féral. Com a finalidade de demonstrar como a tecnologia, de forma cada vez mais destacada, passa da coxia ao espaço cênico, apresentamos, a partir de Meyerhold e Piscator, alguns dos aspectos — como os deslocamentos entre ficcional e real — que identificamos como decisivos e precursores de uma nova forma de conceber a presença não humana em cena para, então, reiterá-la em exemplos atuais que aqui brevemente expusemos por meio das metaencenações dos grupos Phila 7, Wooster Group e Ubu.||This paper aims to reflect on some of the themes developed in a master’s research that seeks to investigate and to describe the impact of digital technologies on the forms of action in the contemporary scene. In this paper, we make a framework that intends to elucidate how the technology begins to present a "performativity" on the scene, which is an idea inspired by Professor Josette Feral. In order to demonstrate how the technology, in an ever more prominent position, passes from the backstage to the scenic area, we present, from the ideas of Meyerhold and Piscator, some of the aspects — like the displacements between the fictional and the real — that we have identified as crucial and precursory of a new way of conceiving the not human presence on the scene and then to reiterate it in current examples that are briefly exposed here through the “meta-mise-en-scène” of the groups Phila 7, Wooster Group and Ubu. ||Este trabajo establece una reflexión acerca de algunos de los temas desarrollados en la investigación de maestría que trata de analizar y describir el impacto de las tecnologías digitales en las formas de acción en la escena contemporánea. En este texto se hace un corte que busca elucidar cómo la tecnología comienza a presentar una "performatividad" en la escena, idea inspirada por la Profesora Josette Féral. Con el objetivo de demostrar cómo la tecnología, de forma cada vez más prominente, se mueve hasta el espacio de escena, presentamos, a partir de Meyerhold y Piscator, algunos de los elementos — como los desplazamientos entre el ficcional y el real — que hemos identificado como cruciales y precursores de una nueva forma de concebir la presencia no humana en la escena para, de este modo, discutirla con ejemplos actuales de “meta-espectáculos” de los grupos Phila 7, Wooster Group y Ubu.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Borges Júnior, Eli
Data
1 de dezembro de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/68386 | 10.11606/issn.2238-3999.v3i1p61-73
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Revista Aspas | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista aSPAs; Vol. 3 Núm. 1 (2013): aSPAs; 61-73 | Revista Aspas; v. 3 n. 1 (2013): aSPAs; 61-73 | Revue aSPAs; Vol. 3 No 1 (2013): aSPAs; 61-73 | 2238-3999
Assuntos
espectáculos digitales | performatividad tecnológica | teatro y tecnologías digitales. | encenações digitais | performatividade tecnológica | teatro e tecnologias digitais. | digital mise-en-scène | technological performativity | theatre and digital technologies.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion