-
Visual arts in a non formal educational space: an exhibition and the experience of mediation as interface audience/art||Artes Visuais em um espaço não formal de educação: uma mostra e uma experiência de mediação como interface público/arte
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to discuss the exhibition [gaveta(s)] proposed, developed and produced during Education Action in Cultural Spaces subject of the Postgraduate Program in Visual Arts, Center of Art, State University of Santa Catarina Program (PPGAV / CEART / UDESC), and had the drawer as a metaphor for memory. It’s possible to say that mediation should not be the only assignment of educative action on cultural institution. Based on the theoretical references discussed in the classroom, the students were able to design and produce an exhibition, participating of all stages of this kind of production, from initial conception until disclosure. It’s presented, also, the pratical aplication on a mediation experience which happened during the exhibition period. Additionally, the present article intends to locate conceptually mediation as an interactive interface, based on Grossmann’s proposition (2011).||O presente artigo objetiva discutir a mostra [gaveta(s)], proposta, elaborada e produzida durante a disciplina de Ação Educativa em Espaços Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC), que apresentava a gaveta como metáfora da memória. Compreendendo que a mediação não deve ser a única atribuição dos educadores atuantes nesses espaços e, tendo por base as referências teóricas discutidas em sala de aula, os alunos da disciplina, ao projetar e colocar em prática uma mostra de trabalhos artísticos, puderam participar de todas as etapas de uma exposição, desde a concepção inicial até sua divulgação. Nesse sentido, o texto apresenta os desdobramentos da experiência de mediação realizada durante a exposição. Além disso, a reflexão presente nesse artigo busca posicionar conceitualmente a mediação como interface interativa, a partir da proposição de Grossmann (2011).
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Jardim Filho, Airton Jordani
Data
31 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/66720 | 10.22456/2357-9854.66720
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/66720/39944 | /*ref*/ARGAN, Giulio Carlo. História da arte. In: ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1994. | /*ref*/BONSIEPE, Gui. Do material ao digital. Florianópolis: LBDI, 1997. | /*ref*/FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. | /*ref*/FLEMING, Jennifer. Web Navigation: designing the user experience. Sebastopol/CA: O’Reilly Media, 1998. | /*ref*/FRANCO, Edgar Silveira. Hqtrônicas: do suporte papel à rede Internet. São Paulo: Annablume, 2004. | /*ref*/GROSSMANN, Martin. Museu como interface. In: GROSSMANN, Martin; MARIOTTI, Gilberto (Org.). Museum Art Today / Museu Arte Hoje. São Paulo: Hedra & Forum Permanente, 2011. p. 193-221. | /*ref*/HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. | /*ref*/JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001. | /*ref*/LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da winformática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. | /*ref*/PRIBERAM. Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2016. | /*ref*/RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. [ gaveta(s) ]. In: [ gaveta(s) ]: convite da exposição. Florianópolis: UDESC e Museu da Escola Catarinense. 2016.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | 2357-9854
Assuntos
Drawers. Memory. Education Actions. Exhibition. | Artes Visuais; Educação; | Gavetas. Memória. Ação Educativa. Exposição.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion