Descrição
The first chapter entitled Little School of Art of São Paulo: sequentiality, shows the concern in extending the child's interest in their own work, developing the tenacity to seek the appropriate way to express their ideas, tried in various and repeated drawings till the students themselves considered their goals satisfied. In this second chapter, we present propositions for work in Little School of Art of São Paulo, based on the needs to improve and the child's expression avoiding stereotypes. The other aim was to provoke new visual constructions from the observation of surrounding realities. With the ever-present idea of Conscientization we operated the concept of expanded art towards different visual media. The third and final chapter will be about the work on television. ||No primeiro capítulo, intitulado Escolinha de Arte de São Paulo: sequencialidade[1], mostramos a preocupação em estender o interesse da criança pelo seu próprio trabalho, desenvolvendo a tenacidade de buscar a forma adequada para expressar as suas ideias, experimentadas em vários e repetidos desenhos, até os próprios alunos considerarem satisfeitos os seus objetivos. No segundo capítulo[2], apresentamos propostas de trabalho na Escolinha de Arte de São Paulo, nascidas da necessidade de melhorar e desesteriotipar a expressão da criança, bem como provocar novas construções visuais, a partir da realidade circundante. Com a ideia de conscientização sempre presente, já operávamos com o conceito de arte expandido para diferentes mídias visuais. O trabalho com televisão será objeto do terceiro e último capítulo.[1] Publicado na Revista GEARTE, v. 2, n. 2, ago. 2015.[2] As imagens apresentadas neste ensaio pertencem ao acervo pessoal de Ana Mae Barbosa.