Descrição
This paper presents one research of Grupo de Pesquisa em Ensino das Ar- tes Visuais (GPEAV), Universidade Feder- al da Paraíba (UFPB), on Visual Culture projects in Basic Education in contrast to the concepts of school and curriculum, in the Resolution CNE / CEB n . 4/2010. The exploratory research has analyzed published projects in Visual Culture Book Collection, organized by the Universi- dade Federal de Santa Maria(UFSM). The study concludes that the Visual Culture projects have extended the boundaries of the curricular component of art, due to the pedagogical position that favors whom sees, the subjectivity , opened to other interpretations and ways of seeing and thinking.||Este artigo apresenta uma das investigações do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre projetos de Cultura Visual na Educação Básica, em contraste com as concepções de escola e currículo indicadas na Resolução CNE/CEB n. 4/2010. A pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e documental, analisou projetos publicados na Coleção Educação da Cultura Visual, editada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo conclui que os projetos de Cultura Visual na Educação Básica estendem as fronteiras do componente curricular do ensino de arte, devido ao posicionamento pedagógico que prioriza aquele que vê, a subjetividade que se relaciona com as visualidades, aberta a outras interpretações e modos de ver e pensar.