-
Visual Essay: Book of Artist||Livro de Artista
- Voltar
Metadados
Descrição
How many hands do we need to make an artist’s book? Keta Cabral Linhares and Mário Linhares have produced an artist’s book with four hands and two pairs of eyes. They traveled to Ivory Coast and drew, maybe as a way to live and understand life, their own lives and the other ones. They defined page by page the relations between the registers and the shapes, taking the time to them, building their own spaces. They took the risk of dialoguing using a portrait, as they share their choices and multiply the traces. Ultimately, they scratched and scribbled, leaving impressions that risked reaching the other in the process of finding himself. The artists say: “drawing the Black Africa is, inevitably, a meeting with the essence of human being, with the purest and most unselfich state that we may achieve someday. It is the sensation of marking the personal history with the words that will be invented.” And, for us, in the role of observers and spectators of art, going through the books with the artists, looking to the left or to the right, up and down, touching the pages, in the synergy between the vision and the rhythm of the hands, at the four sides, in an attempt of accompanying the time of turning the page, we have a shared experience, that, with no reason, leads us to look, and that also starts do draw.||Com quantas mãos se faz uma obra? Keta Cabral Linhares e Mário Linhares produziram um livro de artista a quatro mãos e dois pares de olhos. Viajaram para a Costa do Marfim, e desenharam, talvez como uma forma de viver e entender a vida, as suas próprias vidas e a dos outros. Definiram página a página as relações entre os registros e a forma, apropriando-se do tempo, construindo novos espaços. Arriscaram um diálogo através de um retrato, ao dividir as escolhas e multiplicar os traços. Enfim, riscaram e rabiscaram, deixando marcas que se arriscam a alcançar o outro na busca de si próprio. Os artistas dizem que “desenhar a África Negra é, inevitavelmente, um encontro com a essência do ser humano, com o estado mais puro e desprendido que alguma vez conseguimos ter. É a sensação de marcar a história pessoal com as palavras que estão por inventar.” E, para nós, no papel de observadores e fruidores da arte, a percorrer os livros com os artistas, ora olhando a esquerda, ora a direita, acima e abaixo tateando as páginas, no encadeamento da visão com o ritmo das mãos, nos quatro cantos, na tentativa de acompanhar o tempo do folhear, fica-nos uma experiência de partilha, que, sem querer, nos impele o olhar, e que também se põe a desenhar.O arquivo no formato wmv contendo o ensaio visual “Livro de Artista” encontra-se disponível em http://youtu.be/Y7lJTkcajec
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Linhares, Ketta Cabral | Linhares, Mário
Data
30 de dezembro de 2014
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/52614 | 10.22456/2357-9854.52614
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2014 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 1, n. 3 (2014): Mediação em Artes Visuais | Revista GEARTE; v. 1, n. 3 (2014): Mediação em Artes Visuais | 2357-9854
Assuntos
Artes Visuais; Educação; | Desenho; livro de artista; viagem; Costa do Marfim. / Drawing; artist's book; traveling; Ivory Coast.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion