-
VISUALITIES AND AFFECTS IN EDUCATION||VISUALIDAD Y AFECTOS EN LA EDUCACIÓN||Visualidades e afetos na educação
- Voltar
Metadados
Descrição
The art discipline can lead to interdisciplinary, multidisciplinary, and even transdisciplinary dialogue based on education in visualities. Giving this discipline a greater importance in school, as well as education in visualities, allows the expression of feelings and worldviews, aesthetics and creative production to be incorporated into pedagogy, imprinting a more sensitive and human connotation on the eminently rationalist education that we practice. From everyday themes recounted in artistic pedagogical events at school, it is possible to establish dialogues between art, mass culture, popular culture and other curricular subjects in more interactive, pleasurable and creative classes. A/r/tography, which was initially developed as an arts-based research but can also be considered a philosophy of education, advocates an education based on theory, practice, and poetics.||La disciplina Arte puede dar lugar a diálogo interdisciplinario, multidisciplinario e incluso transdisciplinario a partir de la educación en visualidades. Darle a esta disciplina una mayor importancia en la escuela, así como la educación en visualidades, permite incorporar a la pedagogía la expresión de sentimientos y cosmovisiones, la estética y la producción creativa, imprimiendo una connotación más sensible y humana en la educación eminentemente racionalista que practicamos. A partir de temas cotidianos narrados en eventos artísticos pedagógicos en la escuela, es posible establecer diálogos entre el arte, la cultura de masas, la cultura popular y otras materias curriculares en clases más interactivas, amenas y creativas. Entre los nuevos enfoques educativos se encuentra la A/r/tografía, inicialmente creada como una Investigación Basada en las Artes, pero que también puede ser una filosofía de la educación, ya que aboga por una educación basada en la teoría, la práctica, pero también en la poética.||A disciplina Arte pode conduzir o diálogo interdisciplinar, multidisciplinar e até transdisciplinar a partir da educação em visualidades. Conferir a essa disciplina uma maior importância na escola, assim como a educação em visualidades, permite que a expressão de sentimentos e visões de mundo, a estética e a produção criativa sejam incorporadas à pedagogia, imprimindo uma conotação mais sensível e humana na educação eminentemente racionalista que praticamos. A partir de temas do cotidiano recontados em eventos artísticos pedagógicos na escola é possível estabelecer diálogos entre a arte, a cultura de massa, a cultura popular e as demais disciplinas curriculares em aulas mais interativas, prazerosas e criativas. Entre as novas abordagens educacionais está a A/r/tografia, criada inicialmente como uma Pesquisa Baseada em Artes, mas que também pode ser uma filosofia de educação, uma vez que defende uma educação baseada na teoria, na prática, mas também na poética.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Sasso, Leisa
Data
6 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7137 | 10.36704/eef.v27i51.7137
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Leisa Sasso
Fonte
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-27 | Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-27 | Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-27 | 2317-0093 | 10.36704/eef.v27i51
Assuntos
Cultura Visual | Práticas artísticas. | Pedagogias culturais | Artografia | Visual Culture education | artography | Pedagogical culture | Artistic practices | Cultura visual | Prácticas artísticas | Pedagogías culturales | Artografia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion