-
Vivenciando e aprendendo: o cuidado a pessoas com deficiência contribuindo para a formação profissional||Experiencing and learning: the care for disabled people contributing to the vocational training
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2015.15844This article aims at describing the experience of the monitors / students of the Education Program at Work / Caring Network for Disabled People at the State University Vale do Acaraú. The Program has been developed since August 2013 with 12 weekly working hours, eight dedicated to the preceptorship in service / community project, two for teaching and two for research. Pairs of Nursing and Physical Education students developed teaching-research-community project actions in the Rehabilitation Center Services, the Caring Services for Sobral Citizens, the Adapted Sport Project and the Primary Care, with the supervision of a preceptor. The interaction teaching-service-community program proposed was possible with the development of skills and competencies to the networking in the National Health System. These moments enabled experiences to students and learning of the health status of the population and occupations of each public service offered by the county.||DOI: 10.12957/interag.2015.15844O objetivo do trabalho é descrever a experiência dos monitores/bolsistas inseridos no Programa de Educação pelo Trabalho /Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Este tem sido desenvolvido desde agosto de 2013 com carga horária semanal de 12 horas, sendo oito dedicadas à preceptoria em serviço/extensão, duas para o ensino e duas para pesquisa. Duplas de acadêmicos de Enfermagem e Educação Física desenvolveram ações de ensino-pesquisa-extensão no Serviço de Centro de Reabilitação de Sobral, no Serviço de Atenção ao Cidadão Sobralense, no Projeto Esporte Adaptado e na Atenção Primaria, com a supervisão de um preceptor. Foi possível a interação ensino-serviço-comunidade proposto na perspectiva do programa com o desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho em rede no Sistema Único de Saúde. Esses momentos permitiram aos estudantes vivências e aprendizados da situação de saúde da população e das ocupações de cada serviço oferecido pelo município.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gomes, Josiane Silva | Melo, Israel Araújo | Oliveira, Eliany Nazaré | Mesquita, Anna Larissa Moraes | Sousa, Antônia Márcia Macedo de | Lima, Erika Gonçalo | Pacifico, Nara Monize Cardoso | Linhares, José Machado
Data
2 de março de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15844 | 10.12957/interag.2015.15844
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 20 (2015): Janeiro-Dezembro; 80-87 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Promoção da saúde | Ensino | Educação superior. | Health promotion | Education | University education.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion