-
Vocabulary acquisition: process and instruction||Aquisição de vocabulário: processo e ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
Building meaning from a written text does not depend solely on vocabulary knowledge. Nevertheless, research has shown that less fluent readers need to increase their vocabulary repertoire in order not to impair fluent reading. If the reader fails to bring word meaning to his/her working memory during the process of reading, global coherence may be affected as he/she cannot activate previous knowledge to interact with information from the text. In contexts of foreign language instruction, an intensive vocabulary building practice may help less fluent readers in the process of interpreting texts. In this sense, we bring up a discussion on some concepts related to meaning of “word”, lexical unit, mental lexicon, lexical entry in L1 and L2, lexical competency and automaticity of lexical recognition and production. As contribution to classroom practice, we propose a discussion on vocabulary knowledge and instruction, relating the topic to reading processing according to the Cognitive Psychology memory system.||A construção de significado a partir de um texto escrito não depende unicamente de conhecimento de vocabulário. Contudo, pesquisas têm demonstrado que leitores menos fluentes precisam aumentar seu repertório vocabular para não afetar a leitura fluente. Se o leitor fracassa em trazer o significado de uma palavra para sua memória de trabalho durante o processo de leitura, a coerência global pode ser afetada, já que ele não consegue ativar conhecimento prévio para interagir com informações do texto. Em contextos de ensino de língua estrangeira, uma prática intensiva de construção de vocabulário pode ajudar leitores menos fluentes no processo de interpretação de textos. Nesse sentido, discutimos alguns conceitos relacionados a significado de “palavra”, unidade lexical, léxico mental, entrada lexical na L1 e L2, competência lexical e automaticidade de reconhecimento e produção lexical. Como contribuição à prática em sala de aula, propomos uma discussão sobre conhecimento e ensino de vocabulário, relacionando o tópico ao processo de leitura de acordo com o sistema de memória da Psicologia Cognitiva.
ISSN
1982-2014
Periódico
Autor
Procailo, Leonilda | Lapkoski, Graziella Araújo de Oliveira
Data
5 de julho de 2012
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2977 | 10.17058/signo.v37i63.2977
Idioma
Editor
Fonte
Signo; v. 37, n. 63 (2012): Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura; 146-159 | 1982-2014 | 0101-1812
Assuntos
Linguística; Psicolinguística | vocabulary acquistion; reading
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion