Descrição
South Korea has gained more space each year as a global influence, regarding its culture and lifestyle; however, it is associated to the country’s capacity of cultural expansion on global terms. It was possible due to different sector growth, and one of them was comic books, known in Korean as manhwas; these, when produced and distributed online, are called webtoons. Nonetheless, the distribution of these comics in Brazil is still reduced, especially due to few translations to Portuguese. In this manner, this paper foresees to discuss the market’s problems on webtoons’ distribution and how they affect Brazillian readers who search more to access this type of content.||A Coreia do Sul a cada ano ganha mais espaço como influência mundial quanto a sua cultura e estilo de vida, isso se deve a sua capacidade de expansão cultural em meio global. Sendo assim, o seu crescimento se deu a partir dos investimentos em diversos setores culturais e um deles foi o de histórias em quadrinhos, conhecidas como manhwas, que ao serem produzidas e distribuídas no meio online, também são denominadas webtoons. No entanto, a disseminação desses quadrinhos no Brasil ainda é muito restrita, principalmente devido às poucas traduções que existem para a língua portuguesa. Desse modo, este artigo visa discutir os impasses mercadológicos da distribuição dos webtoons e como isso afeta os leitores brasileiros que buscam cada vez mais acessar esse conteúdo.