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“We’re always doing it… writing sometihing ||A gente sempre tá fazendo isso… escrevendo alguma coisa
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Metadados
Descrição
In this article, the objective is to identify the genres demanded in Mathematics and Physics degrees at the Federal University of Campina Grande and to characterize the production conditions in which these genres are demanded, according to the experiences of students in these courses. Methodologically, it is developed in the light of the interpretive paradigm, under the qualitative approach and according to the exploratory and experiential typology. Its participants are three students from each of the mentioned degree courses, interviewed individually, totaling six interviews explored based on the methodology of content analysis. Regarding the first objective, it appears that students claim to produce different genres, whether pedagogical (schematics, reviews, summaries) or scientific (abstract, articles). With regard to the second objective, it appears that the aforementioned genres are demanded from the transfer of a list of criteria, with a focus on composition and grammar. Furthermore, the texts produced by the students have the teacher as the main recipient, given the predominance of the evaluative objective in the productions, a finding that reiterates the practice of schooled literacy in the investigated contexts. In view of the results, it is clear that the genres are demanded in the two degrees under common and similar production conditions, given the schooling practice that involves the uses of writing in the academy.||Neste artigo, objetiva-se identificar os gêneros demandados nas licenciaturas em Matemática e Física da Universidade Federal de Campina Grande e caracterizar as condições de produção em que esses gêneros são demandados, conforme experiências de estudantes desses cursos. Metodologicamente, desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, sob a abordagem qualitativa e segundo a tipologia exploratória e experiencial. Seus participantes são três estudantes de cada um dos cursos de licenciatura referidos, entrevistados individualmente, totalizando seis entrevistas exploradas com base na metodologia da análise de conteúdo. Em relação ao primeiro objetivo, constata-se que os estudantes afirmam produzir gêneros diversos, sejam pedagógicos (esquemas, resenhas, resumos), sejam científicos (abstract, artigos). No tocante ao segundo objetivo, verifica-se que os gêneros referidos são demandados a partir do repasse de uma lista de critérios, com foco na composição e gramática. Ademais, os textos produzidos pelos estudantes possuem o professor como o principal destinatário, haja vista a predominância do objetivo avaliativo nas produções, constatação que reitera a prática de letramento escolarizada nos contextos investigados. Diante dos resultados, percebe-se que os gêneros são demandados nas duas licenciaturas sob condições de produção comuns e semelhantes, dada a prática de escolarização que envolve os usos da escrita na academia.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marcelino Silva, Juliana | Elizabeth Maria da Silva
Data
1 de março de 2023
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15948 | 10.30612/raido.v16i42.15948
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Raído; v. 16 n. 42 (2022); 60-83 | 1984-4018
Assuntos
Academic genres | production conditions | Degrees in Exact Sciences | Gêneros acadêmicos | Condições de produção | Licenciaturas de Exatas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion