-
What teachers say about using inclusive teaching materials: some contributions||O que os professores informam sobre o uso de material didático inclusivo: algumas contribuições
- Voltar
Metadados
Descrição
The theme of interest in this experience report is on teaching materials aimed at teaching visually impaired students that occurred in a teaching experience conducted in a math degree with students of support service in Southern Bahia/Brazil, among the specificities of Inclusive Education. The research question seeks to identify the need for inclusive teaching materials in Special Education. As a general objective, we try to understand the aspects observed by EE teachers about the materials that meet the needs of students. Methodologically, to confirm the findings arising from the experience, we collect data via questionnaires sent to schools, institutes, and Inclusive Education center teachers. To this end, we present the following question: Have you realized improvements in students’ learning using inclusive teaching materials to overcome their difficulties? We analyzed quantitative data using Discursive Textual Analysis. Then, a category named Specialization in Inclusive Education emerged and led to our final considerations, which suggest a need for professional development of teachers working in inclusive classrooms starting from their university degrees, regardless of their knowledge area.||A temática de interesse deste relato de experiência se justifica pelos materiais didáticos voltados ao ensino de alunos com deficiência visual, sobre uma experiência docente realizada durante a graduação em Matemática, por um discente para alunos de um centro de apoio, ao sul da Bahia, dentre as especificidades da Educação Inclusiva. A questão de pesquisa proposta busca identificar a necessidade da utilização de materiais didáticos inclusivos na Educação Especial. Como objetivo geral, intentamos compreender os aspectos observados por professores da EE sobre os materiais que atendam às necessidades dos estudantes. Metodologicamente, para ratificar as constatações decorrentes da experiência mencionada, realizamos a coleta de dados via questionários, enviados a professores de escolas/institutos e centros de Educação Inclusiva. Para isso, apresentamos a seguinte indagação: ao utilizar material didático inclusivo, que atende às dificuldades do aluno, você percebeu melhorias nas aprendizagens? A análise dos dados qualitativos é realizada por meio de Análise Textual Discursiva, tendo como resultado a categoria ‘Especialização em Educação Inclusiva’, que permitiu a escrita das considerações finais, as quais sinalizam a necessidade de aperfeiçoamento profissional para professores que ensinam em salas de aula inclusivas desde o ensino de graduação, independentemente da área de formação do discente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Paula, Marlubia Côrrea de | Santos, Anderson Argolo dos
Data
8 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21587 | 10.5965/198431782012024e0062
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Marlubia Paula, Argolo | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Journal of Education, Arts, and Inclusion; Vol. 20 No. 1 (2024): Revista Educação, Artes e Inclusão - Publicação contínua; e0062 | Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 20 n. 1 (2024): Revista Educação, Artes e Inclusão - Publicação contínua; e0062 | 1984-3178 | 10.5965/198431782012024
Assuntos
ensino de matemática | pessoas com deficiência visual | materiais didáticos inclusivos | análise textual discursiva | mathematic education | visually impaired people | inclusive teaching materials | discoursive textual analysis
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares