Descrição
This article aims to list divergences and convergences between some authors who focus on the theme Art and Mathematical Education, being them Zaleski Filho, Franco and Mendes. Such choice is due to their relevance in the field of Mathematical Education and its relationship with Art. In order to carry out the investigation, researchers' works with the theme were selected and analyzed in their theoretical-methodological perspectives. As a writing policy, the fictional interview model was chosen, given the idea of addressing the authors' intentions in a more systematic way. As a result, three differential approaches are noted: (1) rereading the work through mathematical knowledge; (2) Investigation of social practices that mobilize mathematical culture; (3) Aesthetic method, application in daily life. ||O presente artigo tem o objetivo de elencar divergências e convergências entre alguns autores que se debruçam sobre a temática Arte e Educação Matemática, sendo eles Zaleski Filho, Franco e Mendes. Tal escolha deve-se a relevância dos mesmos no campo da Educação Matemática e sua relação com a Arte. Para realização da investigação, fora selecionado trabalhos dos pesquisadores com a temática e analisados em suas perspectivas teórico-metodológicas. Como política de escrita, escolheu-se o modelo de entrevistas ficcionais, perante a ideia de abordar de forma mais sistemática as intenções dos autores. Como resultado, notam-se três abordagens diferenciais: (1) releitura da obra através do conhecimento matemático; (2) Investigação de práticas sociais mobilizadoras de cultura matemática; (3) Método estético, aplicação no cotidiano.