-
When access is the least of the problems: the right to quality school space||Quando o acesso é o menor dos problemas: o direito ao espaço escolar de qualidade
- Voltar
Metadados
Descrição
The text starts from the following premise: winning a place in the public school is part of the right to education, but that right will only be complete if is accompanied by quality references, among which, an adequate infrastructure. To problematize the quality of the school space, it presents as a backdrop, part of the data published by UNESCO research (ALVES; XAVIER, 2019) on the infrastructure of schools. Methodologically, it is an analytical-reconstructive text with a bibliographic basis (thematic review), and census information. The text poses the issue of quality, in education, as a political theme, which runs through adequate spaces, with a minimum of infrastructure, hygiene and safety. It concludes that the achievement of a right is not detached from contextual and objective conditions that guarantee its effectiveness, beyond declarations and intentions. Therefore, it is necessary to go beyond the vacancy: guarantee permanence, academic success and a minimum (dignified) standard of quality in the school.||O texto parte da seguinte premissa: conquistar uma vaga na escola pública é parte do direito à educação, mas tal direito só estará completo se a vaga se fizer acompanhada por referenciais de qualidade, entre os quais, uma infraestrutura adequada. Para problematizar a qualidade do espaço escolar, apresenta como pano de fundo, parte dos dados publicizados pela pesquisa da UNESCO (ALVES; XAVIER, 2019) sobre a infraestrutura das escolas. Metodologicamente, trata-se de um texto analítico-reconstrutivo de base bibliográfica (revisão temática), cotejado por informações censitárias. O texto coloca a questão da qualidade, na educação, como um tema político, que perpassa por espaços adequados, com o mínimo de infraestrutura, higiene e segurança. Conclui que a consecução de um direito não está descolada de condições contextuais e objetivas que garantam sua efetividade, para além de declarações e intenções. Portanto, é preciso ir além da vaga: garantir a permanência, o sucesso escolar e um padrão mínimo (digno) de qualidade na escola.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data
28 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16944 | 10.5585/dialogia.n35.16944
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 35 (2020): maio/ago.; 22-35 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Right to education | Public school | School space | Infrastructure. Quality. | Direito à educação | Escola pública | Espaço escolar | Infraestrutura | Qualidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion