Descrição
This article seeks to discuss and reflect on the notion of resistance in contemporary times, in view of the cultural circuits and specific contexts of reception of the ostentation funk musical genre. We are interested, in this course, in exploring the funding and potential forms of resistance articulated by young peripheral people of this music circuit, as well as the ways of (re)existence developed from the consumption of media narratives of ostentation among a group of children, residents of the largest slum built on stilts in the country. Using the theoretical foundations of cultural studies, along with the conceptual categories of culture bastards, media narratives and performativity, we intent to contribute for the development of a broad approach on the resistance factor, especially regarding manifestations of the contemporary popular-peripheral.||Este artigo busca problematizar e refletir sobre a noção de resistência na contemporaneidade, tendo em vista os circuitos culturais e contextos específicos de recepção do gênero musical do funk ostentação. Interessa-nos, neste percurso, explorar os agenciamentos e as potenciais formas de resistência articuladas pelos jovens periféricos que protagonizam esse circuito musical, bem como os modos de (re)existência mobilizados a partir do consumo das narrativas midiáticas da ostentação entre um grupo de crianças, moradoras da maior favela sobre palafitas do país. Valendo-se dos aportes teóricos dos estudos culturais, em confluência com as categorias conceituais de culturas bastardas, narrativas midiáticas e performatividade, corroboramos a construção de uma abordagem polissêmica sobre o fator resistência, sobretudo no tocante às manifestações do popular-periférico contemporâneo.