-
Who is a real woman? – female body and sexuality on The via crucis of the body, by Clarice Lispector||Quem é mulher de verdade? – corpo feminino e sexualidade em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente trabalho pretende investigar de que modo o corpo feminino e a sexualidade se configuram nos contos Ele me bebeu e Praça mauá do livro A via crucis do corpo (1991), de Clarice Lispector (1920- 1977). Nessa coletânea de contos, o corpo feminino adquire contornos mais complexos ao vir atravessado por questões, como travestilidade e condição feminina. Tentaremos analisar como os discursos de gênero e sexualidade operam na formação identitária das personagens, reafirmando ou negando concepções hegemônicas do que vem a ser mulher. Como aporte teórico, adotamos a crítica literária feminista (ZOLIN, 2009), a noção de abjeto e performatividade de gênero de Butler (2003), e as contribuições sobre corpo, erotismo e sexualidade de Foucault (2015) e Paz (1994). As análises dos contos apontam para o caráter ficcional das categorias de sexo e gênero, na medida em que um sexo (corpo biologicamente diferenciado), sem o gênero que lhe atribui culturalmente um significado, é um corpo vazio. Assim, se não são naturais, propomos a sua subversão, como fazem até certo ponto as personagens das narrativas, adotando performatividades que cruzem as fronteiras binárias em direção à libertação dos corpos e suas potencialidades.||This work aims at investigating how the female body and sexuality is portrayed in the short stories He drank me up and Mauá square from the book The via crucis of the body (1991), by Clarice Lispector (1920-1977). Her book depicts a more complex outline of the female body, marked by sexuality and aging issues. We propose an analysis of how gender and sexuality discourses might affect character identity formation, strengthening or discouraging the hegemonic concepts of what it is to be a woman. This analysis is grounded on the feminist literary criticism (ZOLIN, 2009), on Butler’s (2003) notion of abject and performativity, and on Foucault’s (2015) and Paz’s (1994) contributions on body, eroticism, and sexuality. The analyses of the short stories point at the fictional trait of the sex and gender categories, to the extent to which any sex (biologically differentiated body) is an empty body if it lacks a gender that culturally gives meaning to it. Thus, if sex and gender are not natural, we propose a subversion, as the characters of the narratives do, to some extent, adopting performativity that exceeds binary boundaries, in the pursuit of freeing the body and its potentialities.
ISSN
1984-1124
Periódico
Autor
Comissário, Ana Paula Pereira | Araújo, Rosanne Bezerra de
Data
12 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/171731 | 10.11606/issn.1984-1124.i29p39-54
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Ana Paula Pereira Comissário, Rosanne Bezerra de Araújo | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Criação & Crítica; n. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 39-54 | Revista Criação & Crítica; No. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 39-54 | Revista Criação & Crítica; Núm. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 39-54 | Revista Criação & Crítica; No 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 39-54 | 1984-1124
Assuntos
Clarice Lispector | Literatura | Corpo feminino | Sexualidade | Erotismo | Clarice Lispector | Literature | Female body | Sexuality | Eroticism
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares