-
Who’s afraid of the bogeyman? Narratives of teachers from Triângulo Mineiro, in Brazil, who work in early childhood education||¿Quién le teme al coco? Narrativas de docentes del Triângulo Mineiro, en Brasil, que actúan en la educación infantil||Quem tem medo do bicho-papão? Narrativas de professores do Triângulo Mineiro que atuam na Educação Infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work aimed to know the factors that led men to attend a graduation in Pedagogy and to choose to teach in early childhood education; as well as identify how they perceive the work on “caring” and “educating”. The exploratory research with a qualitative approach guided the study. Three teachers who work in a municipality in the Triângulo Mineiro, in Minas Gerais, Brazil, participated in the study. The questionnaire, with open and closed questions, and the semi-structured interview were mobilized for data production. As a result, it was seen that these men, when they entered the school space for the education of young children, faced challenges, obstacles, limits and interdictions regulated by normative gender regimes. Participants stated that they experienced embarrassing and prejudiced situations in relation to hygiene and care for children’s bodies. However, they believe in a better scenario, in which more men will join the teaching profession of early childhood education and, in a way, feel fulfilled with the profession.
||El presente trabajo tuvo como objetivo conocer los factores que llevaron a los hombres a cursar una licenciatura en Pedagogía y optar por la docencia en educación infantil; así como identificar como perciben el trabajo de “cuidar” y “educar”. La investigación exploratoria con abordaje cualitativo ha guiado el estudio. Participaron del estudio tres profesores que actúan en un municipio del Triângulo Mineiro, en Minas Gerais, Brasil. El cuestionario, con preguntas abiertas y cerradas, y la entrevista semiestructurada fueron movilizados para la producción de datos. Como resultado, se vio que estos hombres, cuando ingresan al espacio escolar para la educación de los niños pequeños, se enfrentan a desafíos, obstáculos, límites e interdicciones regulados por regímenes normativos de género. Los participantes afirmaron haber vivido situaciones vergonzosas y prejuiciosas en cuanto a a la higiene y cuidado del cuerpo de los niños. Sin embargo, creen en un escenario mejor, en el que más hombres se incorporen a la profesión docente de educación primaria y, en cierto modo, se sientan realizados con la profesión.
||O presente trabalho teve como objetivo conhecer fatores que levaram homens a cursar a graduação em Pedagogia e a optar por exercer a docência na Educação Infantil, bem como identificar de que forma eles percebem o trabalho de “cuidar” e “educar”. A pesquisa exploratória de abordagem qualitativa “suleou” o estudo, do qual participaram três professores atuantes em um município do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. Um questionário, com questões abertas e fechadas, e uma entrevista semiestruturada foram mobilizados para a produção dos dados. Como resultado, vislumbrou-se que esses homens, quando adentraram o espaço escolar de educação de crianças pequenas, se depararam com desafios, entraves, limites e interdições regulados por regimes normativos de gênero. Os participantes afirmaram ter vivenciado situações constrangedoras e preconceituosas em relação à higienização e ao cuidado dos corpos das crianças. Eles acreditam, todavia em um cenário melhor – no qual mais homens ingressarão no magistério da Educação Infantil – e, de certa maneira, sentem-se realizados com a profissão.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Daniel José da | Prado, Vagner Matias do
Data
26 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17874 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17874
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e71[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e71[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e71[2024] | 1981-8106
Assuntos
Educação Infantil. Prática Pedagógica. Gênero. Homens. Masculinidades. | Early Childhood Education. Pedagogical Practice. Gender. Men. Masculinities. | Educación Primaria. Práctica Pedagógica. Género. Hombres. Masculinidades.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares