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“Why are they Pipiras?”: History Teaching based on the Experiences of Women Workers in Textile Factories in Piauí and Maranhão [Brazil]||“Por que são elas pipiras?”: ensino de história a partir das experiências de mulheres trabalhadoras em fábricas têxteis no Piauí e Maranhão
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Metadados
Descrição
In the late 19th century, the states of Piauí and Maranhão in Brazil were home to a total of eleven cotton spinning and weaving factories, characterizing a textile industrial center with strong connections. In Maranhão, five of these factories were installed in the capital São Luís, another four in Caxias city and one in Codó city. In Piauí, there was only one factory in the capital Teresina. Women were numerically expressive and played a prominent role in the textile industry of both states, being later identified by the offensive nickname of pipira. The reference was a homonymous bird, quite common in the Amazon and in the Meio Norte region of the country, but which soon developed into other meanings, quite offensive to the worker women. Thus, this article analyzes how this nickname emerged and consolidated as a social representation of these working women, also reflecting on the possibilities of pedagogical intervention in history teaching based on this study, with a focus on Basic Education.||Ao final do século XIX, os estados do Piauí e Maranhão abrigavam um total de onze fábricas de fiação e tecelagem de algodão, caracterizando um polo industrial têxtil com fortes conexões. Em território maranhense, cinco dessas fábricas estavam instaladas na capital São Luís, outras quatro em Caxias e uma em Codó. No Piauí, havia somente uma fábrica na capital Teresina. As mulheres eram numericamente expressivas e exerciam um papel de destaque na indústria têxtil em ambos os estados, sendo posteriormente identificadas pela alcunha de pipira. A referência era uma ave homônima, bastante comum na Amazônia e na região Meio Norte do país, mas que logo se desdobrou em outros significados, bastante ofensivos às operárias. Desse modo, o presente artigo analisa como esse apelido surgiu e se consolidou enquanto representação social sobre essas mulheres trabalhadoras, também refletindo sobre as possibilidades de intervenção pedagógica no ensino de história a partir desse estudo, com foco na Educação Básica.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
dos Santos Ribeiro, Felipe Augusto
Data
22 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/1117 | 10.20949/rhhj.v13i27.1117
Idioma
Relação
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/1117/556 | 10.20949/rhhj.v8i15.515.s194
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Felipe Augusto dos Santos Ribeiro | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista História Hoje; Vol. 13 No. 27 (2024): January-June | Revista História Hoje; Vol. 13 Núm. 27 (2024): Enero-Junio | Revista História Hoje; v. 13 n. 27 (2024): Janeiro-Junho | 1806-3993 | 10.20949/rhhj.v13i27
Assuntos
Trabalho têxtil | Mulheres | Ensino de história | Textile Work | Women | History Teaching
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de Dossiê