Descrição
Digital games are globalized creation phenomenons that carry a cultural language replete of symbolic expression. Nevertheless, soccer is a sociocultural manifestation that operates through the creation and circulation of social representations. The aim of this study was to analyze the soccer athletes’ representation’s forms, most specifically the characters presentation/movements on Winning Eleven/Pro Evolution Soccer and on the games covers. It became evident that the games covers, the players’ physiognomy and their movement forms were influenced by the soccer mercantilist logic, showing a representation leaded to the consumption market.||Los juegos digitales son fenómenos de creación globalizados que portan un lenguaje cultural cargado de expresión simbólica. Ya el fútbol es una manifestación socio-cultural que opera a través de la creación y circulación de representaciones sociales. El objetivo de este estudio fue analizar las formas de representación de atletas de fútbol, específicamente la exhibición/movimiento de los personajes en Winning Eleven/Pro Evolution Soccer y en las tapas de los juegos. Fue evidenciado que las tapas de los juegos, la fisonomía de los jugadores y sus formas de movimiento fueron influenciadas por la lógica mercantilista del fútbol, demostrando una representación encaminada al mercado de consumo.||Os jogos digitais são fenômenos de criação de uma linguagem cultural mundializada que visam sua expressão simbólica. Já o futebol é uma manifestação sociocultural que opera através da criação e circulação de representações sociais. O objetivo deste estudo foi analisar as formas de representação dos atletas de futebol na fisionomia/movimentação dos personagens e nas capas dos jogos de Winning Eleven/Pro Evolution Soccer. Evidenciou-se a inserção dos jogos na lógica mercantilista do futebol que influenciou as capas dos jogos, a fisionomia dos jogadores e suas formas de movimentação, demonstrando uma representação direcionada ao mercado de consumo.