-
You can’t play this game! Role play in the constitution of gender in early childhood education||¡No puedes jugar a este juego! El juego de roles en la constitución del género en la educación infantil||Dessa brincadeira você não pode brincar! A brincadeira de papéis na constituição de gênero na educação infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
The article aims to understand, from the point of view of the bibliography, how the masculine and feminine gender roles in childhood will be educated. The research problem is understood as the explicit literature in such roles, as well as understanding itself as a preponderant role. The methodological approach is qualitative with a bibliographic and exploratory focus. The literature review was carried out by means of an interpretative analysis, which consists of interrelating the data obtained with the theoretical principles of the cultural-historical approach. The results indicate that playing is fundamental for the appropriation of social roles, as boys and girls, when playing, internalize the social functions attributed to men and women. Thus, the work we studied to learn from, also that playing conditions the subjects to follow the small social ways.||El artículo tiene como objetivo comprender, desde el punto de vista de la bibliografía, cómo se educarán los roles de género masculino y femenino en la infancia. El problema de investigación se entiende como la literatura explícita en tales roles, además de entenderse a sí misma como un rol preponderante. El enfoque metodológico es cualitativo con un enfoque bibliográfico y exploratorio. La revisión bibliográfica se realizó mediante un análisis interpretativo, que consiste en interrelacionar los datos obtenidos con los principios teóricos del enfoque histórico-cultural. Los resultados indican que el juego es fundamental para la apropiación de roles sociales, ya que los niños y niñas, al jugar, interiorizan las funciones sociales atribuidas a hombres y mujeres. Así, la obra la estudiamos para aprender, también que el jugar condiciona a los sujetos a seguir los pequeños caminos sociales.||O objetivo, com este artigo, foi compreender, sob princípios encontrados na bibliografia, como se constituem os papéis dos gêneros masculino e feminino na educação infantil. A problemática da pesquisa traduziu-se em entender como a literatura explicita a constituição de tais papéis, bem como entender se as brincadeiras têm papel preponderante. A abordagem metodológica foi qualitativa, com enfoques bibliográfico e exploratório. O exame da literatura deu-se por meio de análise interpretativa, que consistiu em inter-relacionar os dados obtidos com os princípios teóricos da abordagem histórico-cultural. Os resultados indicam que a brincadeira é fundamental para a apropriação dos papéis sociais, pois os meninos e as meninas, ao brincarem, internalizam as funções sociais atribuídas a homens e mulheres. Assim, no trabalho, considerou-se que a constituição de papéis de gênero também ocorre no processo educacional, já que o ato de brincar condiciona os sujeitos a seguirem os modos e papéis sociais desde pequenos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves | Martins, Ida Carneiro | Gimenez, Roberto
Data
6 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7100 | 10.36704/eef.v27i51.7100
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
Fonte
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-22 | Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-22 | Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-22 | 2317-0093 | 10.36704/eef.v27i51
Assuntos
Gênero | Brincadeira | Docente | Criança | Educação Infantil | Género | Broma | Maestro | Niño | Educación Infantil. | Gender | Joke | Teacher | Child | Child education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion