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Young children school as a place of elaborated culture||A escola como lugar da cultura mais elaborada
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Metadados
Descrição
Through this article, we reflect on the processes that mediate theory and practice in pre school education. Considering that the environment – the cultural heritage of humanity – constitutes the source of human qualities set as possibilities of appropriation for the new generations at a given time, we seek ways to promote this experience the children of a nursery school on the outskirts of a city in the state of São Paulo. Our starting thesis, guided by cultural-historical theory of human development, advocated by Vygotsky in the texts that support this article, was that the human qualities that we want developed by the children at the end of the process of education must be present in the beginning of its development, guiding that development. Thus, when the child in its earliest forms of expression is surrounded with the more elaborated forms of cultural expressions, he/she will appropriate such elaborated expressions performing a revolution in his/her development. For this study, we follow the activity of children in a group of 5 years old, in a public daycare where one of the authors is a school coordinator. We observed the languages through which the children expressed themselves and enriched this environment to expand the universe of references bringing their everyday experience to a more elaborated level. The outcome was the children’s expression in more elaborated forms, demonstrating the appropriations they achieved having the culture as a source of their development process.||Por meio deste artigo, queremos refletir sobre os processos que medeiam a relação entre teoria e prática educativa na escola de Educação Infantil. Entendendo que o meio constituído pela herança cultural da humanidade é a fonte das máximas qualidades humanas postas como possibilidade de apropriação para as novas gerações em cada momento histórico, procuramos formas de promover a concretização deste pressuposto nas experiências oferecidas às crianças de uma escola infantil na periferia de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Nossa hipótese inicial, orientada pelo enfoque histórico-cultural do desenvolvimento humano, defendida por Vigotski nos textos que fundamentam este artigo, era de que as qualidades humanas específicas que quiséssemos ver desenvolvidas nas crianças ao final do processo de educação deveriam estar presentes já no início de seu desenvolvimento, orientando esse desenvolvimento. Dessa forma, a convivência das formas iniciais de objetivação da criança com as formas mais elaboradas da objetivação humana deveria promover, no desenvolvimento das formas culturais de objetivação das crianças, saltos qualitativos significativos em direção ao mais elaborado. Para isso, acompanhamos a atividade das crianças de uma turma de cinco anos em uma unidade pública de Educação Infantil onde uma das autoras é coordenadora pedagógica, procurando observar as linguagens por meio das quais as crianças se objetivavam. A partir daí, procuramos ampliar o universo de referência das crianças, inserindo sua experiência cotidiana no seio da cultura mais elaborada. O resultado observado foi a promoção de saltos de qualidade na objetivação das crianças em direção às formas mais elaboradas a que passaram a ter acesso, demonstrando a apropriação que realizaram, tendo a cultura elaborada como fonte de sua humanização.Palavras-chave: Educação Infantil. Relação teoria e prática. Teoria histórico-cultural. Escola infantil e cultura.
ISSN
1984-6444
Periódico
Autor
Mello, Suely Amaral | Farias, Maria Auxiliadora
Data
18 de maio de 2010
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1603 | 10.5902/198464441603
Idioma
Fonte
Educação (UFSM); educação v. 35, n. 1, jan./abr. 2010; 53 - 68 | 1984-6444
Assuntos
Young children education; Historical-cultural theory; Theory and practice; Young children school and culture.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion