-
Youth and news consumption: generational behavior and cultural habits||Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents results of the research “Youth, production and consumption of news: new dynamics, uses and appropriations”. We have analyzed the habits of 100 young people between 18 and 23 years of age, from two distinct groups: students of the Social Communication-Journalism course of Universidade Federal Fluminense, and students of Pré-Universitário Popular. The analysis has sought to identify the relationship between demographic data, consumption habits, and perceptions, in an environment marked by the proliferation of media content and devices. The specificity of this proposal lies in the investigation of news appropriation and consumption forms, a concept in transition, as we analyze. It has also sought to establish differences between behaviors and beliefs of this age group, regarding media, and of other extracts of population, by mapping what would be a generational behavior.||Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “Juventude, produção e consumo de notícias: novas dinâmicas, usos e apropriações”. Analisamos os hábitos de 100 jovens entre 18 e 23 anos, pertencentes a dois grupos distintos: alunos do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Universidade Federal Fluminense, e estudantes do Pré-Universitário Popular. A análise buscou identificar a relação entre dados demográficos, hábitos de consumo e percepções, num ambiente marcado pela proliferação de conteúdos e dispositivos midiáticos. A especificidade da proposta está na investigação das formas de apropriação e consumo das notícias, um conceito, aliás, em transição, como analisamos. Buscou-se, ainda, estabelecer diferenças entre os comportamentos e crenças desse grupo etário, no que diz respeito à mídia, e dos demais extratos da população, mapeando o que seria um comportamento geracional.
ISSN
2238-7714
Periódico
Autor
Felix, Carla Baiense | Mendes, Larissa de Morais Ribeiro | Fontes, Helen Pinto de Britto
Data
10 de julho de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/131880 | 10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131880
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Carla Baiense Felix, Larissa de Morais Ribeiro Mendes, Helen Pinto de Britto Fontes
Fonte
Novos Olhares; Vol. 7 Núm. 1 (2018); 22-32 | Novos Olhares; v. 7 n. 1 (2018); 22-32 | Novos Olhares; Vol. 7 No. 1 (2018); 22-32 | 2238-7714 | 1516-5981
Assuntos
juventude | consumo | notícias | cultura | youth | consumption | news | culture
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion